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FECOMBUSTÍVEIS
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[vc_tta_accordion style=”flat” shape=”round” spacing=”4″ gap=”4″ c_icon=”chevron” active_section=”” collapsible_all=”true” el_class=”acordeon”][vc_tta_section title=”1) Gasolina Comum” tab_id=”1544388440908-6e6b2cf4-23e9″][vc_wp_text]A gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias acrescido dos 25% de etanol anidro. Independentemente se é comum ou aditivada, toda gasolina automotiva vendida no Brasil tem 25% de etanol anidro. Está na lei esse mesmo percentual para todas, não importa a marca.  Não contém nenhum tipo de aditivo e é basicamente igual em todas as marcas. Por não ter aditivos, é o combustível menos recomendado para os automóveis porque não contém em sua fórmula substâncias que protegem o motor. Combustíveis comuns, sem aditivo, deixam resíduos de combustão depositados sobre as válvulas de admissão do motor, comprometendo a mistura entre o ar e o combustível ao longo do tempo. Em médio prazo, a sujeira compromete o funcionamento do veículo, o que pode resultar em aumento de consumo de combustível.[/vc_wp_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”2) Gasolina Aditivada” tab_id=”1544388440917-81259d49-3e0e”][vc_wp_text]A aditivada também tem os 25% de etanol anidro. Porém, ela é composta por aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor. Cada marca tem sua fórmula específica de aditivada. Em geral, todas têm detergentes e dispersantes. O detergente desprende a sujeira e o dispersante faz com que ela seja quebrada para ser eliminada pelo sistema de combustão. Nos aditivos ainda estão anticorrosivos e antioxidantes. Qual a diferença entre a o Diesel S-10 e o Diesel S-500? Por conta da redução de enxofre outros compostos que são extraídos no processo de refino, o Diesel S-10 (sem aditivo) possui uma maior detergência natural quando comparado ao Diesel S- 500. Quando aplicado em um veículo que costumeiramente opera com Diesel S-500 comum (sem aditivo), é preciso ter cuidado com o estado interno do tanque de combustível, que pode conter material depositado ao longo do tempo e que será rapidamente removido pela ação detergente do aditivo, podendo causar entupimento do sistema de alimentação do motor.[/vc_wp_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”3) Etanol” tab_id=”1544388690015-6756b632-df3a”][vc_wp_text]O etanol pode ser usado como combustível de veículos em três maneiras: etanol comum, etanol aditivado e etanol misturado à gasolina. O etanol comum é o álcool hidratado, mistura de álcool e água que precisa ter de 95,1% a 96% de graduação alcoólica. O etanol aditivado é o álcool hidratado com aditivos que proporcionam melhor rendimento e um desgaste menor do motor (porém a controvérsia sobre o etanol aditivado, veja mais abaixo). Já o etanol misturado à gasolina é álcool anidro, álcool com graduação alcoólica de no mínimo 99,6%, praticamente álcool puro. Atualmente, a proporção de álcool anidro misturada à gasolina brasileira está estipulada em 20%.[/vc_wp_text][/vc_tta_section][/vc_tta_accordion][vc_wp_text]Para mais informações acesse fecombustiveis.org.br[/vc_wp_text]

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