A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o trânsito como tema do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. Aproveitando a importância do tema e a coincidência da data com a Semana Santa, período de intenso volume de tráfego nas estradas, concessionárias de rodovias de todo o país decidiram promover uma série de ações de cunho educativo e social relacionadas ao tema. Embora se trate de uma campanha mundial, o assunto se reveste de uma importância especial para o Brasil, já que o trânsito é a segunda maior causa de morte do país, com 45 mil vítimas fatais por ano. As ações têm o apoio institucional da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
A Concessionária TEBE, que administra 156 quilômetros de rodovias na região de região de Barretos, Catanduva, Bebedouro, Monte Alto e Taquaritinga, vai oferecer exames de saúde gratuitos para os caminhoneiros nos dias 6 e 7. A empresa espera atender 500 motoristas. Este é a quarta vez que a concessionária oferece esse tipo de serviço. A novidade este ano é que os caminhoneiros poderão fazer exames de detecção do vírus da Aids gratuitamente e receber o resultado no endereço que indicarem.
A Coopercitrus, parceira da TEBE nessa ação, vai oferecer brindes aos 30 primeiros motoristas que realizarem os exames. Haverá outros brindes, oferecidos pela concessionária, para todos os que participarem do evento. Os motoristas também poderão cortar o cabelo de graça.
Além do diagnóstico de Aids, serão feitas medições de pressão arterial, taxa de glicemia (açúcar no sangue) e acuidade visual. Todos receberão comprovantes dos exames realizados. Com exceção do teste de Aids, o resultados saem na hora. Na mesma operação, o Departamento Municipal de Saúde de Bebedouro vai vacinar os participantes contra febre amarela e tétano. Profissionais especializados farão o aconselhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis.
A concessionária Viapar vai orientar os usuários sobre a maneira de transportar crianças com segurança. Além da distribuição de material informativo, a empresa terá estandes nas praças de pedágio para demonstrar aos pais a maneira correta de acomodar seus filhos no carro.
Pesquisa realizada pela Viapar mostra que 87% das crianças são colocadas no banco de trás dos veículos, mas apenas 7% são acomodadas em cadeirinhas próprias para essa finalidade. A pesquisa constatou, também, que 13% das crianças são acomodadas no banco da frente. A legislação brasileira determina que menores de dez anos sejam transportados exclusivamente no banco traseiro. Entre as que viajam atrás, a maioria (64%) são transportadas soltas, sem nenhum dispositivo de segurança, enquanto 27% viajam no colo de um adulto. A pesquisa mostrou ainda que 20% dos motoristas e 19% dos passageiros do banco dianteiro não utilizam cinto de segurança. A Viapar administra 546 quilômetros de rodovias no noroeste do Paraná.
A campanha da Ecosul vai se concentrar no aspecto educativo. Haverá distribuição de material elaborado pela Associação Automobilística do Brasil (AAB) e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), reproduzido pela concessionária. O trabalho é uma seqüência da ação permanente que a empresa tem no sentido de conscientizar os usuários do pólo rodoviário de Pelotas. Para o diretor-presidente da concessionária, Roberto Paulo Hanke, não basta o esforço da Ecosul, ou de todas as concessionárias de rodovias do Brasil, se a sociedade não se envolver com o tema.
A SPVIAS também vai oferecer exames de saúde. A ação será no posto do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) de Alambari, localizado no km 144 da SP-270. Os participantes terão direito a medir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia. A ação contará com o apoio da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo. A Concessionária vai integrar a campanha do Dia Mundial da Saúde com a da Páscoa Solidária, que pretende beneficiar famílias carentes da região de Itapetininga.
Já a Viaoeste está programando a instalação de faixa alusiva ao tema no obelisco localizado na entrada da Rodovia Castello Branco, na saída de São Paulo. A concessionária também vai colocar faixas ao longo da sua área de concessão da rodovia, com seis diferentes mensagens. O material também foi produzido a partir da campanha desenvolvida pela FIA e pela AAB. Também haverá mensagens divulgadas pelos painéis eletrônicos variáveis da rodovia, além de divulgação no site da concessionária. O material também será distribuído em forma de folhetos e adesivos.
Nos dias 8, 9 e 10 (quinta, sexta e sábado da Semana Santa), a Viaoeste irá orientar os usuários sobre como instalar cadeirinhas para crianças nos veículos e como acomodar as crianças nos assentos especiais. A ação ocorrerá em três pontos distintos das rodovias Castello Branco e Raposo Tavares.
No dia 7, a Vianorte irá distribuir, no pedágio de Sertãozinho, folders da Campanha Rodovida de Prevenção de Acidentes. A distribuição será feita por 16 crianças do Programa Bom de Nota, Bom de Bola, do Soccer Club de Ribeirão Preto, no período das 8h às 10h. Outras quatro crianças estarão circulando alguns postos de gasolina da SP 330, também fazendo a entrega.
Também no dia 7, a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) lançará em parceria com o governo do Estado de São Paulo o “Movimento Permanente para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transporte”. O Movimento é um esforço de mobilização e organização nacional permanente. A ação conta com o apoio institucional da ABCR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui