A Rodonorte, concessionária que administra trechos que ligam Curitiba às principais cidades do Norte do Estado, aponta que as rodovias estarão em perfeitas condições para a temporada que se aproxima. Com um pacote de investimentos de R$90 milhões para este ano, obras de pavimentação e outras melhorias nas BRs 277 e 376 entre Curitiba e Ponta Grossa estão sendo realizadas.
Cerca de 60% das obras que acontecem nos trechos que ligam Ponta Grossa, Ortigueira e Califórnia estão prontas. Na parte da rodovia que liga Califórnia à Mauá da Serra, foram realizadas obras de implantação de acostamento, drenagem da chuva, recuperação completa de pavimento e sinalização. Entre Ortigueira e Ponta Grossa, obras da mesma dimensão estão sendo realizadas.
De acordo com a assessoria de comunicação da concessionária, a previsão é que até o final do ano as obras estejam concluídas e não devem atrapalhar o tráfego mais intenso de final de ano. Nesses meses de maior intensidade no fluxo de veículos, as obras devem acontecer em horários alternados de modo a não prejudicar o usuário.
Ecovia — A Ecovia, concessionária responsável pelo trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral Paranaense, estima que até março de 2009 mais de 1,5 milhão de veículos circulem pelos dois sentidos da rodovia. O número representa uma alta de 25% em relação à temporada passada, quando 1,2 milhão de veículos utilizaram a rodovia com destino ao Litoral.
Embora oficialmente a temporada tenha início em meados de dezembro, para a concessionária ela já inicia em 1º de dezembro. Com mais de um mês de antecedência, o planejamento para os meses de férias já está fechado. A temporada vai contar com nove guinchos, oito veículos de inspeção de tráfego, cinco ambulâncias e equipes de socorro, além de um caminhão de atendimento para cargas perigosas e incêndios.
Uma novidade para esta temporada é que agora os veículos de socorro vão prestar apoio a motociclistas acidentados, diferente do ano anterior, quando um guincho era deslocado para o local do acidente. Os carros de socorro estão adaptados e com isso deve haver uma redução no tempo de espera. As motos representam 10% do total de acidentes ou problemas mecânicos na BR-277, e a demanda de motos vem aumentando na rodovia nos últimos anos.
Outra demanda é a aquisição de um caminhão guincho equipado com guindaste para destombamento de caminhões. Com isso, a Ecovia estima mais rapidez para liberar a BR em caso de acidentes envolvendo caminhões de grande porte, especialmente aqueles que carregam contêineres, comuns no trecho entre Curitiba e Paranaguá.