Rodovia foi danificada pelas enchentes que atingem estado. Ligação entre Pelotas e Capão do Leão foi restabelecida.

Foi concluído o desvio no trecho de acesso a Capão do Leão (RS), no fim da noite de sexta-feira (30). Segundo a concessionária Ecosul, responsável pela rodovia, o tráfego de veículos leves até a BR-116 foi liberado. O trecho foi interditado pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde quarta-feira (28).

Com o término da obra, foi restabelecida a ligação entre Pelotas (RS) e os seguintes municípios gaúchos: Capão do Leão, Jaguarão, Bagé, Candiota, Pedro Osorio, Arroio Grande, Cerrito, Pinheiro Machado e Pedras Altas.

Neste sábado (31), de acordo com a concessionária, deve ser liberado o trecho do quilômetro 66 da BR-392, que foi bloqueado por causa das enchentes.

As quatro pontes danificadas pelas enxurradas também estão sendo recuperadas. A Ponte do Retiro, no quilômetro 511 da BR-116, teve o trânsito totalmente liberado, sem restrições, ainda na sexta-feira.

As obras na ponte sobre o Arroio Viúva Teresa, no quilômetro 471 da BR 116, prosseguem e o tráfego continua sendo alternado no local. Já as pontes no quilômetro 92 e no quilômetro 94 da BR-392 devem ser recuperadas até o início da próxima semana, segundo a Ecosul.

Vítimas

Onze pessoas já morreram vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, segundo boletim oficial da Defesa Civil do estado.

Até a tarde desta sexta-feira, foram enviados oito caminhões com colchões, lençóis, travesseiros cobertores alimentos e kits de limpeza para a região Sul do estado – a mais atingida pela chuva.

Os municípios de Pelotas, Turuçu, Capão do Leão e Morro Redondo decretaram situação de emergência.
Segundo a Defesa Civil, 14.698 pessoas foram afetadas pelas chuvas, 2.236 ficaram desalojadas e 1.085, desabrigadas até a tarde desta sexta-feira.