GUAXUPÉ – O corpo de dom José Mauro Pereira Bastos, que morreu em um acidente na BR-381, é velado, hoje, na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé, a 478 km de Belo Horizonte, no Sul de Minas. A informação é da Rede Globo de Televisão.
Amanhã, sábado, o corpo segue para Vitória, no Espírito Santo, onde a família do sacerdote, que tinha 51 anos, vive. Lá, ele será velado na Paróquia dos Passionistas. O enterro na capital capixaba está marcado para as 17h.
Bispo seguia para a capital
Com sentimento de pesar, o páraco Messias dos Reis Silveira, da catedral da diocese de Guaxupé, afirmou que a morte do bispo dom José Mauro foi uma perda muito grande para a Igreja. O religioso havia chegado à cidade há cerca de três meses e morreu ontem no acidente próximo a Oliveira.
Ele tinha saído de Guaxupé por volta das 7h da manhã, com destino a Belo Horizonte, onde participaria de uma reunião da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). Segundo Silveira, o bispo era uma pessoa muito comunicativa e mesmo com pouco tempo na Diocese, já tinha conquistado os moradores de Guaxupé.
“Ele representava uma grande esperança para nós da igreja e também para toda a comunidade”, disse. O pároco disse que dom José Mauro, tinha grande facilidade de relacionamento com todos os que o procuravam e que ele tinha bons projetos que iriam dinamizar a atuação da pastoral.
Em nota enviada à imprensa, o governador de Minas, Aécio Neves, prestou homenagens a dom José Mauro. Ele foi comunicado do acidente ontem em visita à cidade de Guaxupé, onde tinha compromissos eleitorais.
“Eu estou extremamente consternado, ele era meu amigo pessoal”, disse. O governador dedicou seus sentimentos não só à família do bispo, mas a toda população de Guaxupé. A agenda eleitoral foi cancelada.
O pároco Silveira informou que a notícia da morte de dom José Mauro ainda estava sendo administrada internamente e que com a chegada dos restos mortais dele à cidade, missas e homenagens seriam prestadas. A substituição dele ainda vai ser discutida pelo conselho de consultores da diocese.