O coordenador do 10º Distrito Operacional do Daer de Cachoeira do Sul, engenheiro Laércio Torrales, visitou ontem o município de Arroio do Tigre para verificar o trecho da RSC-481, no entroncamento entre as localidades de Linha Rocinha, Guabiroba e Morro da Lentilha. Também estiveram no local o prefeito Gilberto Rathke, o secretário de Obras Ilgo Etges e o presidente da comunidade Pedro Bernardy.

Os moradores, líderes e autoridades reivindicam medidas para amenizar o perigo de trafegabilidade no local. Segundo Bernardy, no trecho faltam refúgios, redutores de velocidade e sinalização adequada. O presidente da comunidade organizou um abaixo-assinado, com cerca de 800 adesões.

Bernardy relatou que desde 2001 ocorreram 22 acidentes no local, resultando em três mortes e 17 pessoas feridas. “Queremos uma providência urgente, pois além dos pedestres e dos moradores, temos ainda o caso do transporte escolar.”

O secretário de Obras informou que a Prefeitura foi autorizada pelo Daer a melhorar o tráfego no local. O município vai fazer o alargamento do acesso à Linha Guabiroba, onde serão colocados 24 tubos de concreto, substituída a guarita de ônibus, que passará para o lado esquerdo, e realocadas as placas de sinalização para que se tenha maior visibilidade.

No outro lado da via, no acesso ao Morro da Lentilha, será feito um aterro. “Com o aumento do refúgio de descanso da área de acesso à Guabiroba, os motoristas terão mais segurança ao trafegar no local”, explicou o prefeito. Quanto à construção de uma rótula, bem como a colocação de redutores de velocidade, o Daer anunciou que fará novo estudo.