Trecho entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu será contemplado pela operação

O 3º Distrito Operacional do Daer, com sede em Santa Cruz do Sul, definiu a programação para a recuperação do asfalto em três rodovias do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. Os serviços começam segunda-feira na RS-400, no trecho entre Candelária e Vila União, com 26 quilômetros de extensão, e na RS-418, entre Santa Cruz do Sul e Monte Alverne.

O Daer vai executar na RS-400 uma operação tapa-buraco para corrigir a plataforma estradal e após haverá a aplicação de uma camada uniforme de asfalto quente (CBUQ) com vibro acabadora. O chefe do 3º Distrito, engenheiro Antônio Augusto Silveira Martins, explica que depois de cinco dias de cura poderá ser realizada a sinalização horizontal, com a pintura de faixas, eixo e bordos. Após a conclusão, começam os mesmos trabalhos na RS-471, no trecho de 22,48 quilômetros entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu.

Nos 21,61 quilômetros da RS-418, entre Santa Cruz e o distrito de Monte Alverne, o Daer vai executar um tratamento superficial simples, que consiste em um banho (pintura) com material asfáltico, espalhamento de agregado miúdo (pedrisco) com distribuidor apropriado para formar uma camada uniforme. Ainda haverá um novo banho de material asfáltico e a colocação de pó para dar trafegabilidade. Depois de cinco dias após o final destes trabalhos haverá a liberação da pista para a sinalização horizontal.