Muita gente já conta os dias para a viagem de fim de ano. Mas, além das malas e do roteiro, quem vai viajar de carro deve ficar atento a regras básicas, para não ficar a pé na estrada e evitar acidentes. Por dia, 780 veículos param nas estradas paulistas por falha elétrica ou mecânica, segundo pesquisa da Artesp, a agência reguladora que cuida das estradas paulistas administrada pela iniciativa privada. É bem mais do que a quantidade dos que param por causa de pneu furado, que chegam a 197 por dia.
Por isso, fazer uma checagem do veículo antes de viajar evita dor de cabeça. A primeira verificação, visual, pode ser feita na garagem de casa, e deve começar pelos pneus, incluindo o estepe. É importante analisar se os componentes estão devidamente calibrados — a pressão recomendada para cada situação está no manual do proprietário — e o estado geral da banda de rodagem. Eles não podem ter bolhas ou cortes, pois correm o risco de estourar com o carro em movimento.
Também é preciso certificar-se de que as rodas (as quatro) não estejam amassadas ou com trincas.
O passo seguinte é verificar o funcionamento da parte elétrica, como o sistema de iluminação (faróis, lanternas e piscas). Trocar lâmpadas queimadas garante a segurança contra colisões e evita ter o carro apreendido na estrada.
Outros componentes que podem ser checados pelo próprio motorista são as palhetas do limpador de pára-brisa e do vidro traseiro e os filtros (ar, óleo e combustível).
Além disso, antes de iniciar uma viagem, seja ela de longa ou curta duração, é fundamental checar os níveis da água do radiador, do óleo do motor e do fluido de freio (e as pastilhas).
Muitos motoristas só se lembram dos equipamentos de segurança obrigatórios quando são parados na estrada por um policial. Pois antes de viajar, é bom verificar se todos eles (extintor, chave de roda, triângulo de sinalização e macaco) estão em ordem e no carro.
Para os que não estão em dia com estes componentes, vale lembrar que todos estão à venda em lojas especializadas e em grandes supermercados.
A documentação é outro item que deve estar em ordem. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista deve portar obrigatoriamente os originais da habilitação e do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) — o IPVA e o seguro obrigatório não são mais exigidos.
E depois de tudo isso ajeitado, não se esqueça de abastecer o carro. Parece brincadeira, mas muita gente pára no meio do caminho simplesmente porque calculou mal a distância ou se esqueceu de colocar gasolina no carro. O estudo da Artesp mostra que 4 mil veículos param por mês por pane seca – ou, 132 por dia.