Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deve definir em 60 dias os critérios para a homologação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), segundo informou hoje o diretor técnico do órgão, Mauro Mazzanati. O Siniav será composto por placas eletrônicas (chips) instaladas nos veículos, antenas leitoras nas ruas e estradas, centrais de processamento e sistemas informatizados de processamento dos dados sobre os veículos.

Ele permitirá controlar diversos tipos de informações, como o trânsito de automóveis em horários proibidos pelo rodízio municipal de São Paulo, multas por excesso de velocidade, ou ainda identificar um veículo com licenciamento vencido.

Um tipo de sistema semelhante já é adotado em diversas rodovias do País: o Sem Parar . Ele permite aos motoristas passarem por pedágios sem parar nas cabines. O débito é feito em conta corrente e a informação sobre o veículo é coletada a partir de um chip fixado no pára-brisa. No Siniav, o equipamento de identificação do veículo estará ligado, por meio de uma rede de comunicação sem fio (RFID), a um sistema de informações sob responsabilidade do Denatran. Diversas entidades públicas e privadas estão participando de um workshop esta semana em São Paulo para discutir a criação do Siniav. Ao final do encontro será elaborado um documento, que será entregue ao Denatran, com sugestões para implementação do sistema. Entre os assuntos discutidos estão o custo de implantação, a forma adesão da população, possibilidade de prestação de outros serviços públicos e mecanismos para evitar a clonagem.

Os resultados serão endereçados diretamente ao Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), responsável pela implantação do sistema e que tem representantes dos Ministérios, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro e da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET). O Siniav atenderá à Resolução 212 do Conselho Nacional de Trânsito, de 13 de Novembro de 2006, que estabeleceu a criação de um sistema eletrônico de monitoramento dos veículos com cobertura em todo o País.