Agentes do DER em operação nas estradas para o Litoral do Estado: mais notificações em 2007 .
A fiscalização dos ônibus e vans que fazem o transporte de passageiros ao Litoral do Estado foi mais rigorosa nesta temporada. É o que mostra o balanço das ações do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) realizadas entre o início de janeiro até o fim de fevereiro. Enquanto o número de veículos abordados caiu em comparação ao ano passado, a quantidade de multas teve um acréscimo.
Nesta temporada foram fiscalizados 4.619 ônibus e vans o que resultou em 401 multas. Em 2006, os fiscais do DER pararam 5.579 veículos — que vinham ou voltavam das praias paranaenses — e aplicaram 374 notificações.
A mesma situação já havia sido observada no balanço do carnaval. Em 2006, os agentes do DER autuaram 153 veículos por irregularidades. Já neste ano, foram 185 multas aplicadas durante a sexta-feira e a quarta-feira de cinzas.
“Nas próximas semanas voltaremos a trabalhar no litoral mas com um efetivo menor, já que o fluxo de veículos para as praias paranaenses diminui. Vamos também reforçar a fiscalização nas estradas do interior”, explica o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.
As empresas autorizadas a realizar o serviço de transporte intermunicipal são registradas no DER. A lista das empresas autorizadas a prestar esses serviços no Estado está disponível na internet (www.pr.gov.br/der ou www.pr.gov.br/stc)