Depois dos estragos causados pelas chuvas na região, a preocupação agora é iniciar os reparos nos pontos mais críticos das estradas da região. O desvio na RJ 158 — estrada Campos-São Fidélis — foi concluído e o trânsito liberado para caminhões e ônibus. Embora a chuva tenha dado uma trégua, centenas de pessoas continuam fora de suas casas, em abrigos improvisados em escolas de Campos, esperando que a Prefeitura construa um local adequado.

Na tarde de ontem, técnicos responsáveis pela obra na RJ 158 estiveram no local para analisar os danos e preparar o espaço para os reparos. A data para o início das obras ainda não foi definida, mas a previsão é que aconteça nos próximos dias.

A cratera, com aproximadamente 40 metros, abriu na tarde do dia sete desse mês, na altura da localidade Morro do Gambá, provocada pela infiltração da água de um açude que pertence a uma propriedade particular, situada à margem da rodovia.

Até o final da última semana, o tráfego na estrada tinha sido liberado apenas para carros de passeio. Em alguns momentos, o trânsito chegou a ser liberado para caminhões de até 10 toneladas, que precisaram ser auxiliados por tratores. Em contrapartida, caminhões pesados tiveram que esperar cerca de dois dias para seguir viagem.

Ontem, máquinas tentavam limpar parte do barro que desmoronou, enquanto topógrafos estudavam o local do acidente. O desvio foi construído como alternativa, até que a RJ seja totalmente reparada.

Enquanto isso, a orientação é para que os motoristas que precisarem passar pela RJ 158, tenham cautela, principalmente, ao se aproximarem do desvio, que permanecerá funcionando com mão dupla.

Representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram procurados, mas não foram encontrados.