Volta Redonda – O deputado estadual Nelson Gonçalves (PMDB) e o presidente do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Henrique Ribeiro, passaram a manhã de ontem vistoriando as obras de recuperação da RJ-155, a estrada que liga Barra Mansa a Angra dos Reis. Os serviços, que já foram executados em pelo menos sete quilômetros, vão abranger 72,5 quilômetros. A obra estimada em R$ 18 milhões emprega 150 homens e deve ser concluída até o início do ano que vem.

A recuperação da RJ-155 é uma antiga reivindicação do deputado Nelson Gonçalves e foi considerada ontem pelo presidente do DER como de vital importância para interligar o Sul Fluminense à Região da Costa Verde. Ribeiro disse que os serviços estão seguindo o cronograma previsto e deverão constar de recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, além de acostamento.

Quanto aos três túneis, o presidente do DER pediu a engenheiros do órgão, responsáveis por acompanhar a obra na RJ-155, um projeto sobre as alterações necessárias nesse trecho da pista. O engenheiro Paulo Rosendo da Silva, do DER de Pirai, chamou atenção, por exemplo, para a necessidade de alargar os túneis a fim de facilitar o trânsito de caminhões de cargas pesadas.
– Esperamos terminar os serviços nesta pista o mais rápido possível, pois sabemos a importância dessa rodovia para o desenvolvimento da região, para o escoamento de produção e, principalmente, para o turismo – ressaltou o presidente do DER.

Em maio deste ano, Nelson voltou a conversar com o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão sobre a importância de obras de recuperação da RJ-155. Na ocasião, o vice-governador, disse que iria autorizar o pedido e que a obra sairia do papel em breve.

O assunto também voltou à pauta por diversas vezes com o governador Sérgio Cabral, que reconheceu a importância do investimento na região.

A recuperação da RJ-155 é parte do Projeto da Rodovia da Integração – interligando por estradas pavimentadas, o Sul de Minas Gerais à Costa Verde, através do Sul Fluminense, no Rio de Janeiro, defendido desde 1998.

– A nossa região tem recebido investimentos de extrema importância para o progresso do Sul do Estado. Esta obra é mais uma conquista que o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Pezão estão nos proporcionando – concluiu o deputado.