A atual situação da BR-232 e da PE-160 motivou o pronunciamento do deputado Edson Vieira (PSDC). “A BR-232 está precisando de capinação e recapeamento. O mato dificulta a visão e não há a devida segurança. Na PE-160, o acostamento está coberto de mato”, observou o parlamentar, solicitando providências ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e à Secretaria de Transportes.

Vieira lembrou que a duplicação da BR-232 foi a maior obra de interiorização do desenvolvimento no Estado. “A principal obra viária do governo Jarbas/Mendonça possibilitou, em curto prazo, reflexos positivos no crescimento econômico e na geração de emprego e renda para toda a região”, disse, acrescentando que a estrada não está sendo conservada pelo atual governo. Foram duplicados cerca de 118 quilômetros entre Recife e Caruaru.

O deputado também pediu que seja feito não somente o recapeamento, mas a restauração e duplicação da PE-160, no trecho de nove quilômetros que vai de Santa Cruz do Capibaribe ao distrito de Pão de Açúcar.

Em pronunciamento, Esmeraldo Santos (PR) discordou do social-democrata e afirmou que o Governo anterior deixou apenas 80% das obras do trecho Recife-São Caetano, na BR-232, concluídos. “O atual secretário de Transportes, Sebastião Oliveira Junior, teve que renegociar o aditivo e as dívidas com as empresas para concluir o projeto. A previsão é de que a BR seja entregue ao povo de São Caetano no mês que vem”, argumentou, registrando que, hoje, às 15h, deverá se reunir com uma comissão de moradores de São Caetano e com Sebastião Oliveira para debater a construção de passarelas na rodovia.