Representantes do DER – Departamento de Estradas de Rodagem apresentaram ao Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, vereadores, Associação Comercial e Empresarial, Associação dos Engenheiros, arquitetos e Agrônomos, Ongs, Secretários e SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, 20, no gabinete do prefeito, o projeto básico do novo Sistema Rodoviário do Litoral Norte.

O projeto foi elaborado pelos consórcios Engevix Themag Vetec Sondo Técnica e Malbertec Planserv e inclui um novo traçado da duplicação da Rodovia dos Tamoios e dos contornos Caraguá/Ubatuba e Caraguá/São Sebastião.

O diretor de Engenharia do DER de São Paulo, Euclides Correa Júnior, disse que estão sendo consultadas as prefeituras e segmentos da sociedade para que possam ser apresentadas sugestões para o projeto.

Os projetos estão sendo avaliados em R$2,5 bilhões. Segundo Correa Júnior é importante definir o projeto em comum com os municípios para que o mesmo seja entregue ao governador José Serra para a execução.

Paulo Orsi, representante do Consórcio Engevix, explicou que a nova pista vai ter 15 quilômetros, túneis, e 70% de viadutos, que sairá na altura da Fazenda Serramar e que a idéia é que a pista seja de subida.

De acordo com o projeto, o contorno para Ubatuba deverá ter 5 quilômetros e uma pista com duas mãos saindo na altura do bairro Olaria. Já o contorno para São Sebastião, passaria pela Fazenda Serramar saindo na altura do morro do Dom dando acesso ao Porto.

Para o prefeito Aguilar, a apresentação foi válida e declarou ser importante ouvir a prefeitura e segmentos, e ficou clara a cobrança para que não seja não só a duplicação da Tamoios, e sim de maneira geral incluindo os dois contornos. “Se o projeto for viabilizado vai facilitar o desenvolvimento da região, tendo em vista a necessidade do Porto, os projetos da Petrobras e o desenvolvimento do Turismo”, concluiu o prefeito.