A RJ-143, importante rodovia localizada na Região do Médio Paraíba, está passando por uma importante obra que, uma vez concluída, alavancará o crescimento de toda a região. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela execução dos serviços, está intensificando o ritmo de trabalho em todas as frentes, no trecho compreendido entre as cidades de Conservatória e Esteves, distrito de Valença, numa extensão total de 21 quilômetros.

De acordo com os técnicos, já foram concluídos até o momento cerca de 45% de todos os serviços programados.

Ao todo, estão sendo investidos na execução do projeto cerca de R$ 12 milhões. O Governador Sergio Cabral já autorizou e liberou a aplicação dos recursos para realização da obra. Segundo o cronograma previamente estabelecido pelo órgão, os trabalhos estarão finalizados na segunda quinzena de fevereiro.

O DER informa ainda que o trecho reformado, até então em leito natural, além de ser pavimentado, também será alargado em 3 metros para a implantação do acostamento nos dois sentidos da estrada. No momento estão sendo gerados cerca de 75 empregos, diretos e indiretos para a região. O órgão está concentrando os esforços na execução da terraplenagem, que já foi feita em mais de nove quilômetros do total programado.

Simultaneamente, outras equipes estão distribuídas ao longo da rodovia, realizando os serviços de drenagem e pavimentação. Na última etapa do projeto, o órgão providenciará a implantação da nova sinalização, com pintura de faixas e colocação de placas indicativas. Estão sendo utilizados duas escavadeiras, três tratores, uma máquina patrol, uma retrosescavadeira e dez caminhões.

A RJ-143 possui mais de 98 quilômetros de extensão, localizados entre Valença e Quatis. A estrada é usada regularmente no escoamento da produção agropecuária e hortifrutigranjeira da região. A previsão é que mais de 66 mil pessoas serão beneficiadas com a conclusão das obras.