Mais duas empresas regulares do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Ceará vão operar, por tempo indeterminado, em trajetos de Fortaleza a Maracanaú e Pacatuba. A decisão do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert-CE) foi tomada na última segunda-feira, 5, em caráter temporário e emergencial. A resolução do órgão veio depois da repentina paralisação da operação das linhas da empresa permissionária Nossa Senhora de Fátima – no dia 28 de fevereiro.
Em Maracanaú, deverão operar mais duas linhas. A Fortaleza-Conjunto Timbó será feita pelas empresas Santo Antônio e Via Azul (antiga Clotran); e a Fortaleza-Pajuçara, pela Fretcar. Já os passageiros de Pacatuba ganharão a linha Fortaleza-Pavuna, a ser disponibilizada também pela Fretcar.
A empresa Nossa Senhora de Fátima, concessionária oficial do trecho Pacatuba-Fortaleza, passa por uma definição estrutural que repercutiu sobre a operação normal da linha. De acordo com o Dert, foi essa a causa da paralisação do dia 28, o que deixou vários usuários da linha apreensivos. O órgão havia comunicado ao O POVO, no último dia 28, que estava avaliando se a prestação do serviço da empresa estava “atendendo a população a contento”.