Após avaliação das obras emergenciais de recuperação do trecho de acesso ao Capão do Leão, na manhã de ontem, o gerente de engenharia da Ecosul, Rui Klein anunciou que até o final do dia o desvio seria liberado para o tráfego nos dois sentidos. O trecho, que permitiu o restabelecimento da comunicação terrestre entre Pelotas e os municípios de Capão do Leão, Jaguarão e Bagé, funciona desde o final da noite de sexta-feira em fluxo alternado de veículos. O desvio é uma alternativa aos condutores, pois permite a ligação entre a BR-392, no Km 67, e a BR-116, no Km 530 depois que a ponte sobre o Arroio Fragata cedeu, interrompendo o trânsito entre Pelotas e as vias de acesso às cidades da região.

Pelotas e Canguçu poderá ter tráfego normalizado amanhã

A ligação entre Pelotas e Canguçu deverá ser reestabelecida através da BR-392 até o final desta segunda-feira. Segundo o gerente de engenharia da Ecosul, Rui Klein, a obra no Km 92 da referida estrada está praticamente pronta, e passa pelos ajustes finais. Já no Km 94, a equipe da concessionária está finalizando o aterro da cabeceira da ponte sobre o arroio Santa Eulália. “Assim que as duas obras forem finalizadas o tráfego será restabelecido”, anunciou.

Enquanto isso, a opção de acesso entre os dois municípios continua sendo através de dois desvios por estradas vicinais. Um deles entre os quilômetros 90 e 102 da rodovia e outro através do Km 99 da BR-392. Neste último caso, os motoristas que se deslocam no sentido Canguçu-Pelotas precisam dobrar a direita no Km 99, da BR-392, em direção a Morro Redondo, seguindo até a Colônia Santo Amor. Depois de cerca de 24 quilômetros os usuários chegam na Capela da Buena, com acesso ao Km 31 da BR-293.

Segundo o gerente de atendimento ao usuário, Oscar Conceição, a concessionária está trabalhando para que todas as situações sejam normalizadas o mais breve possível. “Nossa expectativa é em pouco tempo finalizar estas obras nas duas pontes e restabelecer o tráfego entre Pelotas e Canguçu, pela BR-392”, salientou.