Para manter o controle sobre a mudança de categoria dos veículos de particular para aluguel, o Detran convidou representantes das 75 prefeituras sergipanas para conhecerem nesta quarta-feira, 12, às 9h, no auditório do Sest/Senat, o novo Sistema de Controle dos Veículos de Aluguel desenvolvido pelo órgão. Em Aracaju, o sistema já funciona há alguns meses e o alvará, anteriormente emitido pela Superintendência Municipal de Transportes e Tráfego (SMTT), agora é disponibilizado via internet, desburocratizando o processo de mudança de categoria do veículo.
No encontro, os representantes dos municípios conhecerão o funcionamento do sistema e receberão um manual contendo todas as informações sobre a sua utilização. As prefeituras serão orientadas sobre como deverão proceder para cadastrar todos os veículos da categoria aluguel neste sistema. A nossa intenção é montar um cadastro e ter um controle efetivo sobre ele, disse o diretor de Atendimento e Credenciamento do Detran, Sérgio Guerra.
A apresentação será realizada pelo coordenador de Tecnologia da Informação do Detran, Sérgio Marinho, e pelo chefe da Gerência de Controle de Veículos, Ricardo Ribeiro. Os dois técnicos realizarão simulações e discutirão com os participantes a operacionalização do sistema, que será efetuado integralmente pela internet, através de um cadastro pessoal destinado a todas as prefeituras.
Mudança de categoria
Para mudar de categoria particular para aluguel, os proprietários de automóveis precisam realizar uma vistoria em qualquer unidade de atendimento do Detran, na capital ou interior do Estado, apresentando os documentos pessoais (RG e CPF) do atual dono do veículo, Certificado de Registro do Veículo (CRV), mais conhecido como recibo de compra e venda, e alvará da prefeitura. Se o veículo for registrado em Aracaju, não há necessidade do alvará, basta o proprietário acessar o sistema da SMTT e solicitar o documento via internet.
No caso da mudança de categoria de um veículo com carga acima de 1,5 toneladas, além dos documentos pessoais e CRV, também será necessário o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), que é solicitado à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).