Em comemoração ao Dia Mundial da Sáude, este ano dedicado ao problema do trânsito com o lema “O Trânsito é feito de pessoas; valorize a vida”, o Detran estará participando, nesta quarta-feira, de uma teleconferência sobre a obrigatoriedade do teste de bafômetro para motoristas envolvidos em acidentes de trânsito.

A teleconferência será realizada em Curitiba, promovida pela Associação Nacional dos Detrans (AND) e pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito, e transmitida, via Embratel, para Detrans de todo o país, das 13h30 às 16h.

Técnicos e especialistas em segurança no trânsito discutirão, em nível nacional, uma nova interpretação do direito constitucional que assegura que “ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo”. Após a teleconferência, cada Detran poderá discutir o assunto em debate local. “O uso do bafômetro em casos de acidentes de trânsito pode trazer grandes benefícios ao trânsito do país, ajudando na redução de acidentes graves e fatais”, diz o presidente do Detran, Hugo Leal.

Participarão do evento autoridades de trânsito, jornalistas especializados, representantes da sociedade civil organizada, além de especialistas de trânsito.

A teleconferência, no Rio, será realizada no auditório da Embratel (Avenida Presidente Vargas, 1.012, 16º andar, centro). Os convidados poderão participar do evento e enviar perguntas para Curitiba através de fax, e-mail ou telefone.

Participarão do debate, em Curitiba:

– Antônio Nery Filho, psiquiatra, professor de Medicina e Psicologia, e coordenador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas, de Salvador (Cetad);

– Damásio de Jesus, presidente e professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus, de São Paulo;

– Carlos Ubiratan dos Santos, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND) e presidente do Detran do Rio Grande do Sul;

– Mauro Lopes, deputado federal, membro da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro;

– Alberto Sabbag, secretário geral da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet);

– Gilberto Lehfeld, ex-presidente da Cet-SP e especialista em segurança no trânsito;

– Marcelo Almeida, diretor-geral do Detran do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui