Com uma linguagem diferenciada e segmentada por funkeiros, pessoas da terceira idade, estudantes, artistas e atletas, o Detran inicia nesta sexta-feira uma ação em todo o estado sobre segurança no trânsito. As mensagens educativas e de comunicação estarão espalhadas através de cartazes no Fashion Rio, em competições estudantis esportivas, no Metrô, nos trens da SuperVia, nos táxis e ônibus, na Ponte Rio-Niterói, no Aeroporto Tom Jobim, nos postos do Detran, na Rodovia BR-040 (Rio-Juiz de Fora). Anúncios nos jornais, em esquetes teatrais apresentadas pelo Retiro dos Artistas, em letras de funk, rap e samba também passarão mensagens aos motoristas, bem como aos futuros condutores.
Os jovens são o principal público-alvo, pois lideram as estatísticas de acidentes com vítimas no trânsito
Mundialmente este fenômeno é considerado uma epidemia, que poderia ser revertida e evitada com prevenção. Estamos usando a linguagem jovem, os meios de comunicação preferidos deles, atletas famosos como Nalbert (vôlei), Popó (boxe) e Thiago Pereira (natação), além de outros instrumentos para provocá-los. Só no ano passado, segundo dados da Coordenadoria de Estatísticas do departamento, 1.770 adolescentes entre 15 e 19 anos se envolveram em acidentes no estado.
– O que estamos buscando é a mudança de atitude de toda a sociedade, que começa com a iniciativa de vários grupos e pessoas, ao lado do Detran e dos parentes de vítimas de acidentes. Não basta se indignar com a violência no trânsito ou esperar que o outro faça sua parte. É preciso que todos, juntos, discutam as soluções e dêem sua contribuição, tendo uma atitude pró-ativa – explicou o presidente do Detran, Antonio Francisco Neto.
Na campanha durante o Fashion Rio, o Detran acredita que a condutora mulher saberá que “na moda e no trânsito, os acessórios fazem toda a diferença, principalmente o cinto de segurança”. O uso do equipamento reduz em 50% os riscos de lesões graves. Da mesma forma, os jovens que curtem o funk, o rap ou o samba, escutarão músicas sobre o tema, que trazem o recado de que a combinação “Álcool, drogas e direção / Vai te dar uma etiqueta no dedão” (numa referência à etiqueta usada no IML).
Durante os Jogos Pan-Americanos mensagens como “Ele é especialista em pista molhada. Você não. Respeite o limite de velocidade no trânsito”, com a foto do campeão Thiago Pereira nadando, estarão expostas em outdoors e nos meios de transportes, numa parceria com a prefeitura do Rio, o Detro e a Fetranspor. Outras ações estão sendo desenvolvidas internamente, como o treinamento de funcionários e a inauguração da Rádio Detran, com notícias, mensagens educativas, interatividade e entretenimento. Uma das músicas compostas para as ações, o samba “Chega de Imprudência”, é de autoria de um dos funcionários do departamento, Pedro Miranda.
Jovens da Fundação da Infância e Adolescência (FIA) também foram contratados e treinados para serem multiplicadores das mensagens educativas enquanto realizam a troca do lacre nas placas, nos postos de vistoria do Detran.