SÃO LUÍS – Com o feriado de fim de ano chegando, muita gente aproveita os dias de descanso para viajar e passar a virada do ano da melhor maneira possível. E são os viajantes de feriados o público-alvo da Operação Pé na Estrada, uma ação permanente da Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran/MA, que esteve nesta terça-feira (30), orientando as pessoas que estão deixando São Luís.

A Operação Pé na Estrada foi concebida para orientar e conscientizar motoristas que pegam a estrada, principalmente, em períodos festivos, feriados prolongados e férias. As principais dicas dizem respeito à segurança do veículo (revisão, calibragem dos pneus, óleo de motor), atenção redobrada aos perigos da estrada como animais, bicicletas, não ingerir álcool, não abusar da velocidade, entre outras.

A equipe de Educação para o Trânsito do Detran, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esteve pela manhã no posto policial localizado na BR-135. À tarde, o departamento de trânsito esteve no terminal de ferry-boat, e na Rodoviária da capital realizando o mesmo trabalho educativo.

Segundo dados do Detran, no período natalino – de 20 a 25/12 – foram registrados 136 acidentes de trânsito em todo o Estado, com 14 vítimas fatais. No mesmo período de 2007, não foram registradas mortes.