Campos – O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) está implantando novas regras para garantir aos idosos o direito à gratuidade no transporte intermunicipal, também em municípios do interior do Estado do Rio. A portaria anterior do órgão previa o benefício, apenas, aos passageiros acima de 65 anos de linhas da Região Metropolitana. Segundo a Associação dos Aposentados e Pensionistas (Ascapen), na região Norte Fluminense, o direito já era garantido aos idosos, através de liminares.

Com as novas medidas, 10% dos assentos em ônibus e microônibus deverão ser reservados aos idosos. De acordo com a nova portaria, os maiores de 65 anos terão direito à gratuidade nos veículos que operam o serviço convencional, ou em microônibus quando estiverem incorporados às frotas das empresas que servem a linhas com características urbanas. Nos municípios do interior do Estado, o transporte gratuito em linhas não convencionais deverá obedecer ao limite de duas vagas por viagem e será restrito à distância máxima de 75 quilômetros.

O presidente da Ascapen, Delso Gomes, afirma que a gratuidade está sendo cumprida, embora com contratempos. “Algumas empresas ainda resistem em cumprir a gratuidade, mas temos conseguido com que a situação melhore e que nosso direito seja respeitado”, explicou Delso.

De acordo com ele, hoje, são mais de 20 mil idosos no município. “Viajamos para os municípios da região normalmente em ônibus de duas portas e as empresas que têm microônibus disponibilizam dois lugares”, destacou Gomes.

A Ascapen ressalta que os problemas vêm diminuindo. “Temos ainda alguns entraves, mas a resistência de transportar os portadores de gratuidade diminuiu bastante”, lembrou Gomes.

O aposentado Henrique Ferreira, 71 anos, disse que tem gratuidade nos ônibus com linhas até 75km. “Só pago passagem para cidades acima deste percurso, limite total da gratuidade”, ressaltou.