Os secretários de Transportes, Júlio Lopes, e de Segurança, José Mariano Beltrame, junto com o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, iniciam nesta segunda-feira o projeto Estado Presente, com ações de fiscalização integrada do transporte intermunicipal de passageiros através de ônibus e vans em três pontos fixos na Região Metropolitana e quatro do interior do estado.
O lançamento acontece às 9h, no posto da Polícia Rodoviária Federal, junto ao pedágio da Ponte Rio-Niterói. Nos pontos fixos de fiscalização, ônibus funcionarão como escritórios, como apoio às equipes que fiscalizarão tanto o transporte de passageiros em vans e ônibus, como cargas, documentação de veículos, entre outras irregularidades.
Desta forma, pretende-se, além do transporte mais seguro, intensificar o combate à sonegação de impostos, aos crimes contra o meio-ambiente e à criminalidade. Os fiscais trabalharão com palm-tops ligados aos bancos de dados dos órgãos participantes do Estado Presente como forma de agilizar e integrar as ações.