O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Hideraldo Caron, deverá visitar amanhã a obra de construção da RST-481, no trecho entre Estrela Velha e Salto do Jacuí. A informação é do deputado estadual Adolfo Brito (PP), que recebeu na tarde de ontem o convite para participar da inspeção, prevista para as 8h30. O serviço reiniciou em março desde ano e, após interrupção por alguns dias no final de agosto e início de setembro, segue em ritmo acelerado.
O deputado Brito disse que espera, por parte do diretor, o anúncio do empenho dos R$ 3 milhões restantes para a conclusão do trecho, de aproximadamente 14 quilômetros, de responsabilidade federal. Os recursos são repassados por meio do Dnit, por intermédio de um convênio de obras com o Daer, que é o responsável pela licitação e execução dos serviços, bem como o fornecimento do material asfáltico.
Adolfo Brito lidera a luta pela rodovia e somente em 2006 realizou oito viagens a Brasília para liberação de recursos. A estrada é considerada estratégica para a economia gaúcha. A conclusão do trecho entre Estrela Velha e Salto do Jacuí, bem como de Salto do Jacuí a Boa Vista do Incra (de responsabilidade do Estado), vai viabilizar uma nova rota da região da Produção e Noroeste do Estado até o Porto de Rio Grande, encurtando distâncias e servirá para desafogar o pesado
trânsito pela BR–386 (Soledade/Lajeado/Porto Alegre) e desviar da BR–392 (Cruz Alta/Júlio de Castilhos/Santa Maria para Pelotas).