A segurança no trânsito é o tema deste ano do Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta quarta-feira (7). Os acidentes de trânsito causaram, em 2002, 32.730 mortes no país, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. O número representa 25,7% do total de mortes por causas externas registradas naquele ano.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a violência no trânsito causa, anualmente, cerca de 1,2 milhão de mortes em todo o mundo. Metade das vítimas têm entre 15 e 44 anos, o que implica em alto custo para os sistemas de saúde, além dos danos psicológicos aos familiares e amigos e conseqüências econômicas para os países.

Eventos

Eventos marcarão a data nesta quarta. Em Brasília, as atividades começam às 8h30, na praça dos Três Poderes. Parte da programação contará com as presenças dos ministros da Saúde, Humberto Costa, e das Cidades, Olívio Dutra, do secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e do diretor do Denatran, Ailton Pires.

Às 10h, segundo o ministério, será entregue o Prêmio de Incentivo para Experiências Bem Sucedidas em Prevenção de Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, lançado no ano passado. Ao todo, 24 experiências foram inscritas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui