O Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), concluiu o processo licitatório do primeiro trecho de 120 quilômetros na BR-163, que liga Rurópolis à Itaituba. Serão investidos R$ 140 milhões para asfaltar este trecho e o contrato com a empresa vencedora será assinado nos próximos 15 dias, que deverá iniciar os trabalhos em setembro.

O deputado federal Zé Geraldo, que acompanha as obras, explica que o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes já propôs empenhar, ainda neste semestre, o valor de R$ 50 milhões do valor total do contrato para o início do asfaltamento no período do verão amazônico, garantindo assim 90 dias de trabalho firme. Os recursos restantes serão liberados em 2009.

Segundo o parlamentar, o asfaltamento destes 120 quilômetros somados aos 30 quilômetros que estão sendo executados pelo Batalhão de Engenharia (BEC) de Santarém, serão 150 quilômetros de asfaltos para o desenvolvimento da região. “Em relação à licença ambiental, ela será concluída nos próximos dias, superando assim um entrave histórico para o escoamento da produção regional e criando oportunidades de melhorias para os moradores e os produtores da região”.

O parlamentar informa que os demais trechos da rodovia BR-163 estarão licenciados até o final do ano. A BR-163 liga a capital do Mato Grosso, Cuiabá, a Santarém, no Pará. A estrada atravessa uma das regiões mais ricas do País em recursos naturais e potencial econômico, sendo marcada pela presença de importantes biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica e o Cerrado. As obras nesta região estão inclusas no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, e são consideradas prioridade para o governo federal.