Empresas que desejam concorrer a licitação para as obras de recuperação e recapeamento da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Santa Helena, devem ficar atentas com a publicação do edital com prazos e outras regras. A previsão é que amnhã seja disponibilizado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT).

Após a divulgação, as empreiteiras terão um prazo para entregar os envelopes com as propostas de preços. Se estiver com a documentação correta e atender os requisitos, vai para fase final, de análise dos preços. Os trabalhos serão feitos em quatro frentes e os investimentos devem chegar a R$ 160 milhões.

O percurso total é de 270 quilômetros, sendo o primeiro lote entre Lucas do Rio Verde e Sorriso; o segundo de Sorriso a Sinop; e os lotes 3 e 4 de Sinop a Santa Helena. Será feita a recuperação, sinalização, e reconstrução dos pontos mais danificados. Em alguns, nos últimos anos, foram feitos dezenas de tapa buracos e o asfalto atualmente está ruim.

A obra deve ser concluída somente no ano que vem. Também devem iniciar nos próximos dias, as obras de pavimentação da rodovia entre Guarantã do Norte e a divisa com o Pará. São 49,6 quilômetros, num orçamento de mais de R$ 45 milhões. Esta deve ser concluída até 2009.