No último dia 10/04, a comunidade maranhense aprovou o projeto de adequação da rodovia. A próxima etapa é dar início ao processo licitatório da obraPara atender a demanda de informações da sociedade a Superintendência Regional do DNIT no Maranhão cumpre a determinação da lei 8.666/93 art 39 e promove Audiência Pública para apresentação dos projetos executivos de engenharia das obras de reabilitação com melhorias na BR-230, sub-trecho Balsas a Estreito.

A Audiência Publica foi a segunda realizada pelo órgão. No dia 10 de abril a Superintendência convocou o Conselho Regional de Engenharia CREA/ MA, as prefeituras dos municípios de Carolina, Estreito, Riachão e Balsas, as secretarias de turismo e a sociedade em geral para discutir as exigências ambientais, viabilidade técnica e as diretrizes orçamentárias dos projetos das obras.

Durante a audiência as empresas de engenharia ASTEP, PROENGE e ESTEIO apresentaram o projeto dos três lotes licitados, sendo o 1º referente ao sub-trecho Balsas – entroncamento com a MA 132, de 75,9 quilômetros. O 2º lote, entre o entroncamento MA-132 e o município de Carolina, com extensão de 91,2 quilômetros e 3º lote sub-trecho Carolina – Estreito, com 94,7 quilômetros.
Estiveram presentes na audiência o Superintendente Regional Eng. Gerardo Freitas Fernandes, Raimundo Portelada, presidente do CREA/MA , a equipe técnica da Superintendência, o prefeito do município de Riachão, João Santos, e representantes das prefeituras do município de Estreito.

As melhorias previstas com realização da obra na BR-230 tratam de criação de acostamentos com pavimentação e regularização da metragem de 2,5m para cada lado da pista, construção de terceira faixa e travessia urbana. Além disso, no trecho próximo às cachoeiras do município de Carolina será construído um pátio de estacionamento, para dar mais segurança ao trânsito de turistas na região.

Para o prefeito de Riachão, João Santos, as obras de melhorias na BR-230 serão significativas para o crescimento do turismo no município. “Riachão possui muitos pontos turísticos, mas falta infra-estrutura para que o turista chegue até lá”, comenta.

Ao final da audiência os projetos foram aprovados e o próximo passo é a elaboração do processo licitatório.

BR-222/MA
A Superintendência Regional do DNIT no Maranhão também realizou no último dia 4, a Audiência Pública dos projetos executivos de engenharia das obras de reabilitação com melhorias na BR-222, sub-trechos Santa Luzia do Tide (km 411,2) a Bom Jesus das Selvas( km 596,8).

Participaram da audiência o Superintendente Gerardo de Freitas Fernandes, os representantes técnicos das empresas projetistas licitadas para elaboração dos projetos, o prefeito do município de Buriticupu, Antonio Marcos de Oliveira, e demais técnicos do DNIT.

As obras de reabilitação da BR-222 prevêem a redução dos índices de acidentes fatais com o aumento da segurança no trânsito, recuperação do passivo ambiental, e adequação da estrutura do pavimento da pista e dos acostamentos.

O prefeito do município de Buriticupu, Antônio Marcos de Oliveira, ressaltou a importância da audiência pública para esclarecer a sociedade sobre as intervenções da obra. “As obras da BR-222 trarão inúmeras melhorias e avanços ao desenvolvimento do município”, comentou.