O engenheiro-chefe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Elias João Barbosa, contesta a existência de imperfeições no asfalto da BR-050 que estariam gerando pontos de aquaplanagem e, por consequência, acidentes. O fenômeno é caracterizado por uma lâmina de água no asfalto que provoca o deslizamento do carro devido à falta de aderência dos pneus ao solo. Dois graves acidentes ocorreram em pontos diferentes da 050, deixando quatro mortos no último fim de semana. Em ambos a causa apontada foi a aquaplanagem.
Um deles ocorreu no km 192, próximo ao posto dos Eucaliptos, no sentido Uberaba-Delta. O outro foi registrado na jurisdição de Uberlândia, no km 83, matando três pessoas da mesma família. A duplicação da BR-050, segundo afirmações de Elias João, obedeceu a todos os padrões de segurança. “Não existem problemas técnicos e sim excesso de chuva, gerando acúmulo de água sobre a pista. O escoamento não é instantâneo”, afirma.
O engenheiro reitera que o asfalto impermeável foi projetado para evitar infiltração. A água escoa gradativamente pelas laterais. O agravante, em seu entender, é a velocidade incompatível com os dias de chuva. Ele afirmou já ter recebido informações de motoristas que fazem o trecho Uberaba-Uberlândia em apenas 35 minutos, quando o mínimo em condições ideais é de uma hora. “Nos momentos de chuva há perda entre 30 e 40% na estabilidade do veículo. Se há uma depressão no asfalto com acúmulo de água, ao passar, o carro inevitavelmente roda”, analisa o engenheiro, que recomenda atenção redobrada em dias de chuva.
Audiência. Os acidentes registrados na rodovia e a existência de possíveis pontos de aquaplanagem desaguaram no Legislativo local. O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) já registrou um pedido de audiência pública no Dnit para discutir as condições de tráfego e segurança na 050. A reunião com o engenheiro João Elias Barbosa aconteceu no último dia 7.
O assunto, no entanto, avança em outras áreas que o vereador considera essencial como a iluminação deficiente, a construção de túneis ou passarelas para facilitar o trânsito de pedestres principalmente nas proximidades dos conjuntos Beija-Flor e Copacabana. “Tão logo comecem as reuniões, pretendo convidar os representantes do Dnit de Brasília e Belo Horizonte, bem como a Prefeitura de Uberaba, para debater o assunto de forma séria e com a devida atenção que os usuários merecem”, conclui Ripposati.