Dois mortos e vinte feridos. Este foi o número contabilizado pela Polícia Rodoviária Federal em acidente na BR 316, à altura do quilômetro 284, próximo ao povoado de Aratoí, por volta das 10h desta segunda-feira.

O acidente envolveu um ônibus de placa JVN 9551, de procedência do Pará, que faz linha Gurupi-Teresina. Testemunhas contam que o motorista pareceu perder o controle da direção e avançou a via no sentido oposto, caindo em uma ribanceira.

Chovia forte no local do acidente, e a neblina se formava no horizonte. Os curiosos se aproximavam mesmo debaixo de chuva. Após a retirada das vítimas, foi preciso o auxílio de cordas para içar o ônibus tombado.

Dos vinte feridos, sete estão em estado grave, no Hospital de Pio XII, para onde todas as vítimas foram levadas. Faleceram no local Maristela Soares de Jesus, 42 e uma outra mulher, que ainda não foi identificada.

Entre os sete feridos que apresentam quadro de gravidade está Manoel Rodrigues de Oliveira, 69; Francisca Maria da Conceição, 59, Maria Pereira da Silva, 48; Francisca Isabel Dioline, 40, Aldenira dos Santos Menezes, 31, Antonio de Jesus Sousa, 22 e Riana Castro Morgado, 16.

A causa do acidente ainda não é conhecida. Será necessária uma inspeção do veículo para avaliar se houve ou não falha humana, mas não está descartada a hipótese de ter ocorrido uma aquaplanagem, que é a derrapagem do ônibus, em função do acúmulo de água no asfalto, tornando escorregadia a pista.