Executivo pretende reiniciar obras ainda este semestre

O processo para viabilizar a duplicação da BR-104, que beneficiará os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru, motivou o pronunciamento do deputado José Queiroz (PDT). Iniciada e paralisada durante o mandato do então presidente da República, José Sarney, a obra visa consolidar o Pólo de Confecções do Agreste pernambucano. De acordo com o parlamentar, as pendências com os Tribunais de Contas que impediam a concretização do projeto estão resolvidas, o que possibilitou a retomada das atividades.

“O secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira Júnior, esteve no Tribunal de Contas do Estado (TCE) prestando esclarecimentos sobre o processo licitatório. Surgiram outros questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) e o secretário compareceu, juntamente com o governador Eduardo Campos, para deixar tudo muito transparente. O Governo recebeu a aprovação”, explicou Queiroz. O pedetista afirmou que a decisão final de retomar a proposta foi do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) e o governador dará continuidade à duplicação até julho.

O fluxo da BR-104 é intenso em horários de pico e foi comparado ao da BR-232, duplicada pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos. “O término do projeto será fundamental para o desenvolvimento econômico já iniciado pela BR-232”, ponderou o parlamentar, citando os R$ 79 milhões já disponíveis para a melhoria da rodovia.

O deputado ainda comemorou a implantação de uma fábrica no município de Bom Conselho e elogiou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela instalação de cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Garanhuns.