A segunda etapa do projeto Ecoviver, que esse ano acontece nas escolas municipais de Santos, Praia Grande, Guarujá e Diadema, conta com uma novidade, a realização de um fórum público de discussão da questão do lixo entre as secretarias de meio ambiente, saúde, cultura, comunicação, turismo e infra-estrutura.

O primeiro fórum público acontecerá no dia 18 de maio, sexta-feira, no Centro Permanente de Estudos do meio Ambiente da Universidade de São Paulo em Cubatão, e contará com a presença das secretarias de todas as cidades que participaram do projeto. Além dos municípios que fazem parte da edição 2007 do Ecoviver, o fórum também contará com técnicos das cidades de Cubatão, São Vicente e São Bernardo do Campo.

Na abertura do evento, os convidados participarão de uma palestra com o presidente da Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis e Educação Ambiental (Cooperben) do Guarujá, Marcelo Mello, que fará uma análise global sobre o movimento de cooperativas, catadores de lixo e centros de triagem. Em seguida, cada uma das secretarias participarão separadamente de um workshop com as secretarias de outros municípios para discutir o impacto do problema do acúmulo de lixo e suas possíveis soluções. Na segunda etapa, todas as secretarias de um mesmo município se reunirão para trocar experiências e discutir as soluções encontradas no primeiro workshop.

No sábado, 500 educadores participam do primeiro workshop de capacitação da segunda fase do projeto Ecoviver, o “Ecoviver nas escolas”. O evento terá duração de oito horas e também será realizado no Cepema. O intuito é preparar os professores para que insiram a questão da educação ambiental no currículo escolar de forma multidisciplinar.

Iniciado em maio de 2006, com o tema “Lixo Também Pode Virar Arte”, o Ecoviver visitou, no ano passado, oito cidades e atendeu mais de 37 mil alunos nos estados de São Paulo e Paraná. O primeiro contato com os moradores dessas comunidades é feito por um caminhão itinerante, chamado Estação Ecoviver, que por meio de atividades lúdicas, como gincanas, peças teatrais e oficinas desperta nas crianças a necessidades da busca de soluções para o problema do lixo e da preservação do meio ambiente. Numa segunda etapa, os alunos desenvolvem, em suas escolas, trabalhos artísticos com o objetivo de apresentar soluções para o lixo descartado indevidamente no meio-ambiente. Durante o desenvolvimento do projeto, os professores também são treinados para inserir o tema “educação ambiental” no currículo escolar.

Pesquisas de satisfação, realizadas com professores das escolas envolvidas, comprovam o sucesso do projeto. Em 2006, o Ecoviver contou com a participação de 37 mil alunos e 805 professores e diretores de escolas públicas. Desses, 98,61% consideraram o projeto ótimo e bom, sendo que o índice de resultado ótimo foi de 86,76%.

Local: CEPEMA – Centro Permanente de Estudo em Meio Ambiente da Universidade de São Paulo (USP)
Endereço: Rodovia Cônego Domenico Rangoni, km 270 – Cubatão – SP
Data: 18 de maio (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 18h

Programação:
8h30 – Credenciamento e welcome coffee
9h – Apresentação do Projeto Ecoviver com Heloísa Melillo – Diretora Pedagógica do Projeto Ecoviver
9h30 – Palestra: Cooperativa – Geração de Renda e Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Marcelo A. L. Silva de Mello – Presidente da Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis e Educação Ambiental (COOPERBEN).
11h00 – Coffee-break
11h20 – Workshop 1
12h00 – Apresentação dos resultados do workshop 1
12h45 – Almoço no local
14h30 – Workshop 2
16h00 – Apresentação dos resultados do workshop 2
16h30 – Coffee-break
17h00 às 18h00 – Encerramento.