DNIT vai escolher empresa para elaborar projetos para obras no Morro dos CavalosO edital de projeto para construção de dois túneis no Morro dos Cavalos, em Palhoça, dentro do programa de duplicação da BR-101 Sul, será lançado neste mês. A informação foi repassada ontem pelo superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), João José dos Santos. Neste trecho, a rodovia corta território indígena e, por isso, serão realizadas audiências públicas com todos os interessados para que o projeto se adapte às necessidades ambientais. Cada um dos dois túneis terá pouco mais de um quilômetro. Após a elaboração dos projetos de viabilidade técnica é que o órgão deve iniciar o processo para escolha da empresa que irá executar a obra.

O DNIT também deve lançar até o final do ano o edital de obras de dois trechos da BR-101: a travessia da Lagoa de Cabeçudas, em Laguna, e o túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, no Sul do Estado. Nestes dois casos, os projetos técnicos devem ser finalizados em maio. Com isso, o órgão fica habilitado a elaborar o edital de construção dos dois trechos, o que deve ocorrer até o final do ano. Em Laguna, será criada uma ponte para travessia sobre a lagoa numa extensão de pouco mais de um quilômetro. Em Tubarão, o túnel terá 400 metros de distância.Nesses três trechos , os processos de licitação estão atrasados porque esbarram em questões ambientais, culturais e indígenas.

Outra parte da rodovia onde a obra está temporariamente parada é o lote 29, em Araranguá e Sombrio, no Sul do Estado. O contrato com a empresa foi rescindido e uma nova empresa foi chamada, a segunda colocada na concorrência. Falta apenas a empreiteira apresentar a documentação exigida. O DNIT aproveitou também para avisar que não haverá interrupções no tráfego para detonações de rochas na região de Palhoça, Grande Florianópolis, durante o Carnaval, entre 16 a 21 de fevereiro. No total da obra de duplicação, já foram aplicados R$ 400 milhões e serão investidos mais R$ 300 milhões este ano.

Rodovia federal será ampliada
O superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), João José dos Santos, anunciou, ontem, que vai lançar ainda neste ano um edital de licitação para a elaboração de um projeto de engenharia voltado para a duplicação da Via Expressa.

Outra novidade para este ano pode ser o lançamento da licitação para o projeto de engenharia do transporte marítimo na Capital. O secretário Regional da Grande Florianópolis, Valter José Gallina, disse que após várias discussões existe uma possibilidade de lançar o edital neste ano.
A idéia é instalar píeres na Ilha e Continente e fazer a ligação deles por intermédio de catamarãs. Com relação à Via Expressa, a idéia é implantar duas pistas em cada lado. Ele disse que há um estudo sobre a possibilidade desde o ano passado.

A empresa que vencer a licitação para a ampliação estará capacitada a apresentar um estudo de engenharia com projeto.