Concessionária realizou nesta terça-feira (30/09), em parceria com o Instituto Lótus, seu II Seminário de Meio Ambiente, abordando como tema central a Educação Ambiental. O evento ocorreu no Hotel Tucumán, em Itu – SP.

O diretor de Operações da ViaOeste, Francisco Mendes de Moraes, falou da importância de incentivar ações em prol da preservação do meio ambiente voltadas, principalmente, para iniciativas de conscientização da população. Citou alguns programas mantidos pela concessionária, como o Estrada para a Cidadania, Saúde e Zero Álcool, este último visando alertar os motoristas sobre a necessidade de não ingerir bebidas alcoólicas ao dirigir. “Temos percebido que é nas pequenas ações que começamos a resolver os problemas socioambientais da região. Ou seja, é na ação pessoal e local, que se atinge o plano global”, lembrou Moraes.

O evento contou com a participação de representantes de diversas instituições públicas e dos municípios da região. Após a explanação da ViaOeste, o público presente pôde acompanhar a apresentação do tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo e ex-comandante de Policiamento Ambiental, João Leonardo Mele, afirmou que todas as ações de Educação Ambiental devem manter os enfoques humanista, de sustentabilidade, de pluralismo de idéias, da ética e precisam ser articuladas por localidades.

A coordenadora da UNESCO em São Paulo, Vera Lúcia Anselmi Melis Paolill, apresentou o tema Pensar e agir em prol de um ambiente sustentável, que abordou a ações da UNESCO de incentivo à preservação do meio ambiente, e ressaltou que o órgão está aberto a parcerias nesse sentido.

Já a educadora Edimara de Lima falou da importância de a vida ser o foco principal para que o Homem preserve a si mesmo e ao meio ambiente. Durante a palestra Biocentrismo – o princípio da educação do século 21, disse que os professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental têm papel fundamental na formação dos cidadãos do futuro e que as escolas devem dar exemplos de ações sustentáveis de proteção ao meio ambiente.

O fotógrafo Du Zupanni exibiu algumas fotografias cujo tema era a natureza, ressaltando que através dessas imagens é possível realizar um trabalho de conscientização ambiental, pois o indivíduo conhece os ecossistemas e acaba se sensibilizando com a causa da preservação.

Ainda fez parte da programação um painel de debates sobre práticas institucionais em educação ambiental, no qual o Ten. Cel. Milton Boer, o jornalista e analista ambiental do Ibama, Airton De Grande; e a educadora e diretora pedagógica do Instituto Ciência Hoje, Maria del Carmen Guadalupe Chude, apresentaram cases de sucesso relacionados ao tema.

Finalizando o 2º Seminário de Meio Ambiente, o jornalista Nabil Onaissi, presidente do Instituto Lotus, proferiu a palestra A eco comunicação social – construindo o aprendizado; e o ator João Signorelli apresentou o monólogo Gandhi – Um Líder Servidor.