ANAIDEUA -PA – Eleitores que não conseguiram votar no último domingo (5) fecharam o trânsito na rodovia BR-316, por volta das 16h de ontem (7)no sentido Belém-Ananindeua, próximo ao viaduto do Coqueiro. Eles protestaram contra a falta de organização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na realização das eleições municipais.

De acordo com o eleitor Jorge Luis Siqueira, a população teve o seu direito desrespeitado. “Nós reivindicamos o nosso direito de escolha. Nenhuma das pessoas que estão aqui conseguiu votar. É uma vergonha o que aconteceu nessa eleição”, afirma.

A manifestação envolveu correligionários das coligações que disputaram a eleição no município e também independentes que foram impedidos de votar eventuais panes apresentadas pelas urnas eletrônicas.

Fernanda da Silva, de 51 anos, afirma que foi fiscal na 359ª Zona Eleitoral. De acordo com ela, as urnas da escola em que foi realizada a votação não funcionaram de 10h às 15h. “Os ficais chegaram a chamar os técnicos do TRE, mas o problema não teve nenhuma solução antes das 15h”, disse. Outra reclamação recorrente era de que os portões de algumas zonas eleitorais teriam sido fechados antes das 17h, prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral para o término da votação.

Urnas substituídas

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), somente na capital paraense, foram substituídas 30% das urnas utilizadas. Este índice representa 673 unidades. Ainda segundo o tribunal, a votação em 51 seções eleitorais foi realizada por meio de urnas de lona, com cédulas de papel.