A empresa JRG começou segunda-feira, 18, a restauração da PR 180, trecho de Marmeleiro, Renascença e Campo Erê. Custeadas com verbas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), as reformas devem estar prontas em cinco meses.
A obra deveria ter começado no primeiro semestre deste ano, mas houve problemas jurídicos porque uma empresa conseguiu recurso judicial à concorrência coordenada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
O engenheiro Paulo Melani, gerente regional do DER, diz que na sequência foi dada continuidade ao processo licitatório e na semana passada a empresa JRG foi definida para executar a obra. Dia 11 de setembro o contrato entre o DER e a empresa JRG foi homologado pela Casa Civil do Governo. A empresa receberá R$ 6,2 milhões pela execução da restauração da rodovia.
Ordens de serviço para obras como esta demoram até 15 dias, mas nesse caso a liberação foi dada segunda-feira, 18, pelo DER. No mesmo dia a empresa deu início aos serviços.
O primeiro trecho a ser restaurado é o de Marmeleiro ao trevo de Renascença, de quatro quilômetros, na segunda fase a restauração acontecerá de Campo Erê ao trevo de Renascença e a terceira etapa será do trevo a Renascença, numa extensão de cinco quilômetros.
Lei de Responsabilidade
Paulo Melani disse que as normas da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) estão sendo respeitadas pelo DER. A LRF estabelece que qualquer obra a ser executada em ano eleitoral e que terá conclusão no próximo governo tenha recursos definidos no orçamento do próximo governo.
Na semana passada a empresa JRG encaminhou algumas máquinas a Marmeleiro para a realização dos trabalhos.
A restauração da rodovia é uma reivindicação das lideranças de Marmeleiro, Campo Erê e Renascença.