Guaramirim – Associações de Moradores dos bairros Recanto Feliz, Vila Amizade, Schroeder I, juntamente com o Conselho de Líderes Comunitários e Famesc, prometeram fechar a BR 280, neste dia 27, entre 13h30 e 14h30, nas proximidades da divisa com o município de Jaraguá do Sul. Uma das lideranças envolvidas na manifestação é o suplente de vereador e ex-presidente da Associação de Moradores do Recanto Feliz, Caubi dos Santos Pinheiro. Ele explica que o principal motivo do protesto é para pedir ao DNIT que reative o controlador de velocidade existente próximo a Ponte do Portal. “Entendo que este controlador é importante para a segurança da população e tem uma história de luta destas comunidades, que conseguiram o equipamento em 2001, depois de muitas reuniões, protestos e manifestações”, destaca Pinheiro.

Além da reativação do controlador, as lideranças pedem que o mesmo seja removido para o centro da pista da BR 280, fazendo o estreitamento da mesma e a construção de uma ilha, servindo também como ponto de parada de pedestres que atravessam a rodovia.

Quanto ao horário de fechamento da BR, Pinheiro destaca que o objetivo é protestar justamente em horário de bastante movimento no trecho. “O objetivo é atingir a cadeia produtiva que não deve pensar somente no lucro, mas na segurança dos seus colaboradores”, enfatiza, pedindo apoio da classe empresarial de Guaramirim e de Jaraguá do Sul para a solução do problema.