Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professora Nair Teixeira Ortolan”, de Sertãozinho (SP), participarão, nesta sexta-feira (06/06), às 9 horas, de um plantio de mudas de árvores nativas regionais na Estação Ecológica de Ribeirão Preto. A unidade está localizada na Mata de Santa Tereza (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira – SP-322 – Anel Viário Sul – Quilômetro 317 – Pista Sul – Sentido Ribeirão Preto-Sertãozinho).

A ação, que comemorará o Dia Internacional do Meio Ambiente (05/06), faz parte das atividades do projeto “Plantando o Futuro”, da concessionária Vianorte (OHL Brasil), que até o final de 2008 pretende plantar 10 mil mudas. A atividade tem a parceria do Projeto Escola, programa de educação para humanização do trânsito desenvolvido pelo grupo OHL Brasil.

Desde o começo do ano, a concessionária já plantou 4 mil mudas na Estação Ecológica. Dentre as espécies estão Ipê, Pau-Brasil e Jacarandá Mimoso. “Nosso objetivo é fazer com que essas crianças tenham contato com a responsabilidade de fazer algo pela natureza”, diz Eduardo Caldas, supervisor de Meio Ambiente da concessionária.

Mata ciliar

Além das ações de recomposição ambiental feitas na Mata de Santa Tereza, a Vianorte já plantou mais de 3.600 mudas de árvores nativas às margens do ribeirão Preto, como parte de seu projeto de recuperação da mata ciliar do curso d’água que dá nome à cidade. O projeto acontece desde 2005, em parceria com a Ambient, empresa responsável pelo tratamento do esgoto de Ribeirão Preto, e com apoio da Prefeitura e da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Em toda macrorregião de Ribeirão Preto, o projeto da Vianorte já plantou cerca de 70 mil mudas.