Itirapina – A Estação Ecológica de Itirapina (EEI) receberá novos investimentos provenientes do Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) firmado com a concessionária que administra trecho da rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano.

De acordo com o TCCA, a concessionária se comprometeu a destinar à EEI cerca de 0,5%, do valor investido na duplicação do trecho entre os quilômetros 107 e 144 da rodovia.

O recurso será depositado em uma conta própria e destinado a programas do EEI, considerados prioritários pelo Plano de Manejo Ambiental (PMA), elaborado recentemente. A verba pode ser utilizada na contratação de serviços, aquisição de materiais de consumo, roçadeira, caminhão com tração 4×4, tanque de água de 6 mil litros para caminhão, sistema de rádio-comunicação, equipamentos de proteção individual, além do desenvolvimento de plano estratégico e implantação da torre de vigilância.

Esta é a segunda vez que a estação recebe investimento da concessionária referente aos compromissos ambientais. Os investimentos começaram em dezembro de 2004, com a contratação de profissionais especializados em consultoria, que trabalharam no PMA da entidade.

Por meio do TCCA já foram comprados equipamentos de informática, sistema de rádio comunicação, GPS, trator agrícola, câmera digital, conjunto móvel para combate a incêndios, roçadeiras e grade niveladora, moto, carro e uma caminhonete 4X4.