A população de municípios do Recôncavo Norte, principalmente de Entre Rios e Esplanada, estão reivindicando a recuperação de estradas estaduais na região. As vias são fundamentais para a ligação com o litoral, incluindo a Linha Verde, e estão deterioradas há muito tempo. A situação mais grave é da BA-400, que liga Entre Rios à Praia de Baixio. Com 56 quilômetros de extensão, mais da metade da estrada está quase que intransitável e sob a ameaça de interdição em alguns trechos. Ela está completamente abandonada.

A buraqueira é tamanha que o fazendeiro e comerciante José Antônio Souza Santos tomou a iniciativa de tapar os buracos que dificultam o acesso à sua propriedade, a Fazenda Riacho Grande. Ele alega que gastou R$ 3 mil, no período de um ano, em consertos no veículo. “Tenho um mercadinho aqui no povoado do Palame (a 5 km de Baixio) e trafego todos os dias pelo que resta da estrada. Estou aqui fazendo uma caridade a mim mesmo e a tantas outras pessoas que estão sofrendo com esse absurdo”, diz.

José Antônio tapou os buracos carregando cascalho em um trator com uma carreta. Quando houve o encontro com a reportagem, ele disse que faria o trabalho numa extensão de 2 km, distância que separa a entrada da fazenda até a Linha Verde. Daí em diante, os 7 km até Palame e Baixio estão sempre bem conservados pelo Derba, porque há um fluxo maior de turistas, inclusive de outros Estados.

Recentemente, a Petrobras recuperou cerca de 15 km da BA-400, trecho que liga Entre Rios a Cardeal da Silva. A companhia tem um campo petrolífero no local e há uma grande circulação diária de veículos, principalmente carretas, que prestam serviço à empresa.

Bloqueio – A recuperação foi feita depois que a comunidade de Cardeal da Silva fez um protesto, bloqueando a estrada durante cerca de seis horas. Na BA-233, há 18 km de intensa buraqueira, no trecho entre Esplanada e o povoado de Altamira. Há locais onde o asfalto já não existe mais e a falta de conservação é agravada pelo tráfego de caminhões escoando a produção de madeira, proveniente do cultivo de eucaliptos.

Nesse trecho, o motorista João Duarte Gomes, morador do Conde, foi vítima de um grande prejuízo: a buraqueira quebrou o eixo traseiro do carro dele. “Nós temos prejuízos aqui todos os dias, principalmente com a perda de pneus”, lamentou.

Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Infra-Estrutura da Bahia (Seinfra) e o Derba informaram apenas o seguinte: “as equipes da 1ª e 3ª Residências de manutenção, localizadas respectivamente em Camaçari e Alagoinhas, estão realizando levantamento da situação dessas rodovias e, após esse estudo, atuarão na manutenção de todas as rodovias da região”.

Recentemente, o governo do Estado anunciou o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar), que disporá de R$$ 186 milhões para a recuperação de 1.800 quilômetros de rodovias, em várias regiões do Estado, porém essas do litoral norte não foram incluídas.