A prefeitura de Rio do Fogo, no Litoral Norte, deve iniciar, nos próximos 15 dias, a obra de pavimentação com paralelepípedos de um trecho de 300m que faz a ligação entre a região de Punaú e as rodovias RN-064 e BR-101. O objetivo é facilitar o escoamento da produção agrícola das fazendas e dos sítios da região. a obra também vai beneficiar a localidade do Paú. A pavimentação faz parte de um conjunto de investimentos voltado para a infra-estrutura. O serviço vai ser executado com recursos próprios, segundo informações da Secretaria Municipal de Obras.

O município é administrado pelo prefeito Francisco das Chagas Cruz, o Tico. De acordo com o secretário de obras, Sebastião Bezerra, a obra vai agilizar o transporte das mercadorias e acabar com os problemas de tráfego no trecho, que vinham atrapalhando culturas como milho, melão, jerimum, coco, batata e macaxeira.

Hortifrutigranjeiros

O cultivo de hortifrutigranjeiros é uma das bases da economia de Rio do Fogo, que também a pesca, o comércio e o turismo como itens importantes na pauta econômica. O secretário de obras explica que a pavimentação da estrada é uma obra cuja necessidade já tinha sido averiguada há algum tempo. “Esperamos começar a obra rapidamente para que toda a safra seja escoada para as rodovias que ligam Rio do Fogo ao resto do país sem dificuldades”, explica.

Paralelas

Ele lembra que a prefeitura trabalha em outras obras, paralelamente à pavimentação do trecho. “Vamos pavimentar a rua Comandante Paulo Barbosa que fica no distrito Pititinga e tem 150m de extensão, além de outras ruas da cidade”, informa. Ele explica que outra obra importante já em andamento é a pavimentação da Rua Pedro Jucá.

O secretário acrescenta que a rede municipal de educação também é objeto de um programa de obras da prefeitura. Segundo Sebastião, o município vai construir uma escola no assentamento rural Zumbi Rio do Fogo. “Será uma escola de médio porte para suprir as demandas da comunidade no que diz respeito ao ensino fundamental”, explica. Ele complementa que outras obras deverão ser feitas no setor da educação no primeiro semestre de 2008.