A Ecovias estima que 250 a 360 mil veículos desçam a serra em direção à Baixada Santista durante o feriado. A Operação Descida começa a valer a partir das 16h de quarta-feira. Por causa do frio, o movimento maior deve ser para cidades do interior do Estado. A Autoban, responsável pelo sistema Anhangüera-Bandeirantes, estima que 600 mil veículos circulem pela via no período entre a meia-noite de quarta-feira até a meia-noite de domingo. As praças de pedágio atenderão com capacidade máxima nas cabines.

A concessionária aconselha que os motoristas que vão para o interior evitem pegar a estrada entre 17h e 20h de quarta-feira e das 9h às 12h de quinta-feira. Para o retorno à capital, a maior concentração de veículos está prevista entre 15h e 22h de domingo.

A ViaOeste aguarda 400 mil veículos de quarta-feira a domingo. Só para a Castello, está prevista a passagem de 340 mil veículos. De quinta-feira a domingo, entre 14h e 23h, o tráfego de caminhões será proibido na Castello Branco sentido capital.

No esquema 7×3 da Ecovias, que vale a partir de quarta-feira à tarde, os motoristas utilizam as duas pistas da Anchieta e a pista Sul da rodovia Imigrantes. No sábado, a operação subida,
2×8, começa às 19h. Os motoristas seguem pelas pistas Norte e Sul da Imigrantes e pela pista Norte da Anchieta.