O domingo foi de movimento intenso nas estradas que cortam o Paraná. A maior parte das dezenas de milhares de veículos que desceram para o litoral do estado ou para as praias de Santa Catarina no feriadão, aproveitou o sol do último dia e só retornou no final da tarde. Às 18h, por exemplo, o movimento nas praças de pedágio da BR-277, que liga Curitiba às praias, era de 2.100 carros por hora, no sentido Curitiba, enquanto do outro lado da pista, passavam apenas 200
veículos a cada 60 minutos. No mesmo período, o tráfego na BR-376, entre Curitiba e Joinville – SC, chegou a 3 mil veículos por hora, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. De acordo com a Ecovia, concessionária que administra a BR-277, 37.500 carros desceram às praias no feriadão.
O trânsito intenso e a chuva de quinta-feira fez com que 21 pessoas perdessem a vida na estrada durante a operação policial que teve início na quarta-feira, um dia antes do feriado da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.