CBR&C vai reunir especialistas que discutirão questões relacionadas ao excesso de peso nas rodovias, dentre as quais o Plano Nacional Estratégico de Pesagem

Nas rodovias, é comum encontrar caminhões que visivelmente carregam excesso de carga e têm dificuldades para trafegar, realizar curvas e para frear. Também é possível ver caminhões tentanto evitar as balanças de controle de peso. Estas são duas situações fruto de um problema que atinge todas as rodovias brasileiras e compromete a segurança dos motoristas: o excesso de peso.

Nos últimos anos, mudanças na legislação enfraqueceram o controle do peso dos veículos de carga. A diretriz para o controle de excesso de peso dos veículos de carga foi estabelecida pela Lei 7.408, de 25 de novembro de 1985, a chamada “Lei da Balança”, que permitia a tolerância máxima de 5% (cinco por cento) sobre os limites de peso bruto total e peso bruto. Essa tolerância de 5% tinha a ver com precisão de aferição das balanças rodoviárias, que naquela época eram predominantemente mecânicas. Criou-se, no entanto, o mau hábito de entender a tolerância de 5% como uma autorização tácita para aumentar o peso transportado. Desta forma, os veículos passaram a iniciar sua jornada já com essa sobrecarga. Um outro detalhe agrava o problema: o excesso de peso por eixo não resulta em multa, apenas o excesso no Peso Bruto Total, sendo que o impacto no pavimento acontece pelo contato com os eixos.

Em outubro, estes e outros aspectos do excesso de peso serão discutidos no 5º CBR&C 2007 – Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, que será promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR, com a participação da ITS Brasil – Associação de Sistemas Inteligentes de Transporte do Brasil, de 4 a 6 outubro, no The Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).

No dia 5 de outubro, às 9h, a Palestra 2 vai discutir o Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem e seus aspectos políticos, normativos e de implantação. O palestrante será o consultor José Augusto da Fonseca Valente, ex-secretário de Política Nacional de Transporte.

Em seguida, Rubem Penteado de Melo, da Transtech, apresentará a palestra “Considerações a respeito dos novos regulamentos para pesagem de veículos – Resolução 210 e 211/06 do CONTRAN e Portaria 86/06 do DENATRAN”. Rubem Penteado de Melo é Engenheiro Mecânico, formado pela Universidade Federal do Paraná, pós-Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem Mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Às 16h, Roberto Mastrangelo, da PAT Traffic, vai falar sobre sobre as tecnologias e os requisitos para pesagem em movimento.

Na sequência, Fabio Abritta Filho, da CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias, apresentará a palestra “Balanças rodoviárias – Pesagem dinâmica de cargas líquidas”.

CBR&C e BRASVIAS

O CBR&C reunirá dirigentes e técnicos das concessionárias, representantes de órgãos públicos e de empresas de engenharia, fornecedores das concessionárias e representantes do setor em outros países, além de integrantes da comunidade acadêmica. Paralelo ao CBR&C, acontecerá a BRASVIAS 2007 – Exposição Internacional de Produtos para Rodovias, que mostrará o que há de mais avançado em produtos usados na construção, conservação e operação de rodovias. Informações sobre inscrições e sobre o evento podem ser obtidas no site www.cbr-c.com.br

LOCAL E DATA

O CBR&C 2007 e a BRASVIAS 2007 serão realizados em Campinas (SP), de 4 a 6 de outubro, no The Royal Palm Plaza Hotel Resort, que fica a 90 km de São Paulo. Considerado um dos melhores do Brasil, está situado no Estado com a maior rede rodoviária pavimentada e concedida do país. Para conhecer melhor o local do evento, visite o site www.theroyal.com.br.