A fiscalização de veículos pesados revelou o grau de exploração dos caminhoneiros

Realizada entre quinta-feira (5) e manhã de sexta-feira (6), ação registrou 1.030 autuações e 121 infrações à Lei do Descanso do motorista profissional, nas rodovias federais de Pernambuco.

Motoristas agradeceram por poder parar para descansar

A iniciativa integra o Movimento Maio Amarelo, que busca reduzir a violência no trânsito. Revela também a precariedade do transporte rodoviário de cargas e importância de aplicar a lei com o máximo rigor, além de apoiar a PRF na realização do seu trabalho, melhorando as condições de trabalho dos policiais. O retorno é certo para a segurança viária e economia do país, sem contar na preservação de vidas, cujo valor é incomensurável.

Fiscalização

Durante a fiscalização, foram abordados 1.377 veículos e 1.417 pessoas, emitidas 1.030 autuações e registradas 166,2 toneladas de excesso de peso. Destacam-se também 106 veículos irregulares recolhidos, 38 autos por ultrapassagens em local proibido, 29 pela falta do exame toxicológico contra apenas seis por alcoolemia. Indício de exploração dos motoristas profissionais, o que leva muitas vezes ao uso de drogas.

Chamou a atenção dos policiais que alguns motoristas agradeceram por terem sido parados para poder descansar, devido à sobrecarga de trabalho. Além disso, foram realizadas ações educativas com 729 pessoas sobre normas, equipamentos obrigatórios e condutas para preservar vidas no trânsito.

A PRF alerta sobre o perigo em conduzir veículos de carga sem cumprir o descanso obrigatório, que deve ser de no mínimo 30 minutos a cada 5 horas de direção, e de 11 horas ao longo de 24 horas.

O sono e o cansaço podem ser tão prejudiciais quanto o consumo de bebida alcoólica, pois prejudicam a atenção, o reflexo e a capacidade de reação do motorista. Essa prática coloca em risco a vida do próprio condutor e de outras pessoas que utilizam as rodovias.

SOS Estradas aplaude a iniciativa da PRF

Na avaliação do coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, os números demonstram a gravidade da situação: “Este excelente trabalho da PRF, somente pelos resultados de Pernambuco, confirma o regime análogo a de escravos em que vivem muitos caminhoneiros. É apenas a ponta do iceberg que muitas vezes leva ao uso de drogas e explica porque temos atualmente 3,6 milhões de motoristas profissionais  a menos do que deveríamos registrar. Boa parte foge do exame toxicológico.”

Rizzotto destaca que foram praticamente 5 vezes mais caminhoneiros flagrados sem o exame toxicológico, contra cada caso de comprovada alcoolemia. O que é mais um indício da exploração, já que o uso de drogas por motoristas profissionais é feito normalmente para suportar a jornada acordado.

Neste sentido recomendamos acessar a campanha: Cansaço Mata, realizada pelo SOS Estradas no mês de abril.

Fonte: PRF e Estradas.com.br

132 COMENTÁRIOS

  1. Os caminhoneiros precisam ser mais valorizados pela sociedade!

    PEDRO ROGLIO
    Rua Jorge Julio Dilly, 281, Ivoti/RS

  2. Bom dia pessoal !!!
    Bom debate aqui, minha humilde opinião sobre o fato, os policiais estão cobrando o que realmente está escrito na lei, concordo, só que a lei tem que ser uma via de mão dupla. A lei da tabela do frete até hj não vigora, por qual motivo ?
    Segurança nas estradas em primeiro lugar, aonde está a segurança nas rodovias ?
    A malha rodoviária está um ” lixo”, acostamentos nem se fala, buracos profundos que causam acidentes, cadê nossa segurança ?
    Ficar atrás de um computador, só editando o que escuta é fácil demais, duro é viver o dia a dia nas estradas .

  3. Redação dis o dono da razão mais nunca sentou a bunda em um caminhao e enfrentou estradas perigosas e esburacadas então meu amigo faça me favor e vá se aprofundar melhor em nossos problemas depois venha espor suas opiniões

    • O que rodou menos na nossa redação tem 1 milhão de km nas costas. Portanto, nós conhecemos a pista em todo tipo de veículo. O que você conhece do trabalho de comunicação? Quantas vezes chegamos nos postos de rodovia que tinham inaugurado um novo banheiro e no dia seguinte já tinham roubado tampa de vaso, torneira e até chuveiro. Quantos caminhoneiros ficam revoltados com os colegas que fazem isso e prejudicam toda categoria? Falam o tempo todo em paralisação. Por que não param na porta dos embarcadores e sempre fazem isso nos postos de rodovia? Política, outros interesses por trás. A categoria é responsável pela situação que vive. Enquanto esperam a ajuda do papai Estado colocam seu destino nas mãos dos políticos.

  4. realmente as empresas consegue comprar o combustível mais barato ,mas repassa pro caminheiro agregados o preço das bombas e ainda tem muitas delas que atrela o frete ao abastecimento sem não abastecer com eles não pega carga.pq então o governo federal nao proibi as transportadora de terem bombas instaladas. pq hj são menos vagas nos posto graças a ganância do setor pq 20 nove eixo ocupam espaço de qtos caminhão…? e muitos nen se alimentao nesses postos . e esses motora desses implementos, transporta 2 cargas mas ganha apenas por 1 motorista mas não se preocupem o fim disso ta próximo com a implantação da BR do mar e as ferrovias ganhando força diminuirá significamente esse transtorno rodoviário, ah ja ai me esquecendo e mais alguns anos tb não teremos mais essa mao de obra, os jovens não perderam seus finais de semana apoiatos num pátio de posto longe de suas famílias …! e de suas vidas social! Lamento o desabafo mas é real…!

    • Ótimo comentário. O Governo não fiscaliza os tanques instalados nas transportadoras e embarcadores. Cada dia tem caminhões maiores colocando em risco a segurança de todos e reduzindo a oferta de frete. Além disso, exigem dos motoristas que cheguem com a carga no destino num tempo que somente sem cumprir o descanso obrigatório. O que leva muitos motoristas a usar drogas. Portanto, é um ciclo de exploração que só vai acabar quando a turma do trecho parar na porta dos embarcadores e não deixar carregar e descarregar.

  5. Esse é sem dúvidas, o melhor portal de notícias, sobre estradas.

    Estão de parabéns!

    Imparcialidade e comprometimento!

    Não estão a favor da PRF e nem dos profissionais da estrada.

    Estão a favor da Vida!

    E se você ama a ViDa, respeita as leis.

    O que fico triste é que tem muitos profissionais da estrada e de outras especialidades, que não buscam entender que leis foram feitas para o cidadão obedecer, é o direito e dever do cidadão em relação com a sociedade.
    Entendo muito bem as dificuldades dos caminhoneiros, sendo que, eles mesmo se colocaram nessa situação, quando o profissional não dá o devido valor no preço da sua capacitação, põem toda a classe para o descrédito daquela pessoa que conduz um bem de milhões em suas costas.
    Deixaram o frete baixo, melhoraram o caminhão e esqueceram que é um ser humano que dirige a máquina, pois, precisa descansar para poder racionar e desenvolver um trabalho digno e eficaz.
    Hoje vocês não tem aonde descansar por terem SALÁRIO e BENEFÍCIOS BAIXOS!
    Quando pararem uma rodovia, parem pra receberem isso e não apenas centavos.
    Não sejam marionetes de pessoas que querem cargos no governo.
    Às leis foram feitas pra todos.
    Sou Socorrista há 20 anos e sempre a mesma história:

    – EU estava dirigindo há 7 horas e dormi, por isso fui para no barranco.
    K
    Outro :
    – EU precisava entregar a carga e tomei um rebite.
    Esse acabou perdendo um fígado e deu de frente com outro caminhão.

    SUAS ESCOLHAS PODEM FAZER VÍTIMAS!
    PESSOAS INOCENTES PODEM MORRER POR SUAS ESCOLHAS!

    Ou seja, quem escolhe o destino do caminhoneiro é o próprio motorista profissional no volante. O seu destino pode ser o ponto final onde irá descarregar a carga, um hospital ou o cemitério.

    VOCÊ ESCOLHE!

    Rezo para que todo profissional valorize a VIDA!
    Valorize a família, ela precisa de VOCÊ VIVO e com SAÚDE!
    Não o dinheiro, dinheiro vem depois, bem depois.

    DEUS abençoe todos!

    • Caro Roger, e nossa campanha deste mês é exatamente sobre preservar a vida de quem cuida da segurança de todos que circulam nas rodovias. Veja o tema.

  6. Eu sou autônomo e vou fazer meu comentário diante de muitos contra ,pessoal temos q entender q vivemos em um país capitalista onde tudo é comércio antes éramos a maioria hoje somos bem menus o q temos q fazer e unirmos e criarmos coperativas de cargas pra autônomos assim conseguiremos dar continuidade como proprietários caso contrário vamos aos poucos desaparecido a cada dia porque em breve não vamos achar onde pernoitar sem custo mas encarar vá realidades dos fatos nos geramos despesas onde paramos e os lucros q damos não está compensando pra donos de postos se não abastecemos ,temos q colocar mais está despesas em nosso custo infelizmente governo não é obrigado a nada disso nem pra nós nem as transportadoras por isso para de quer culpa outros

  7. Infelizmente o que está acontecendo e colocarem os caminhoneiros como vilões e a PRF como salvadores da pátria , mas na verdade o que se ouve da boca de alguns policiais é que estão insatisfeitos com o pequeno aumento de salário recebido pelo governo, e querem uma repercussão maior no meio dos caminhoneiros,não estou inventando nada , são fatos reais , podem buscar que terão a comprovação dos fatos .

  8. Lei de 1º mundo sendo implantado num país onde a infraestrutura é deixada de lado.
    País rico,cheio de cobrança de impostos e mais pedágios… Para ter um pernoite que é exigido,o cara tem que se sujeitar a pagar um estacionamento,quando tem,ou abastecer nós postos para poder pernoitar.
    Alguma autoridade acha certo isso??

  9. As multas deveriam ser para as empresas e não aos motoristas, mas no Brasil, infelizmente é tudo no lombo da parte de baixo , sempre um país invertido , onde se pune o trabalhador e premia o malandro.

  10. Já abandonei está profissão agora estou vivendo melhor estou tendo tempo para família e posso dizer que o “Brasil tem que perder tudo que tem para dar valor no que não tem” Deus abençoe o Brasil

  11. Tenho lá minhas dúvidas se está redação tem experiência na estrada,se os frete mal está dando para abastecer,com teremos que pagar para descansar ,70por cento do frete já está ficando em pedágio e óleo.

  12. A verdade é que os caminhs autônomos, já tão sacrificado, agora estão sofrendo uma perseguição por parte do governo federal com anuência dos policiais rodoviários federais. Agora vem com essa narrativa que o caminhoneiro, de uma forma geral, é irresponsáveis. Tudo isso é conversa de quem não tem competência para gerir nosso país. 90% dos caminhoneiros são país e avós, alguém acredita que por causa de uma minoria efêmera deve este pagar por irresponsabilidades alheias. O que ocorre é que o governo não tem mecanismo intelectual para apresentar medidas eficientes. O que sobra é muita incompetência! As multas, conforme dados levantados, demostra que 98% são arbitrárias e inconsistente, pois são aplicadas conforme o entendimento do agente e na sua grande maioria fere o próprio CTB.

  13. Infelizmente a situação do caminhoneiro é muito complicada não só no Brasil.
    E sabemos que esse tipo de fiscalização sempre quem cai pagar o Pato é o profissional.
    Até por que nos anos 80/90 os caminhoneiros eram empregados das transportadoras. Hoje a maioria é autônomo, um empresário paga um valor que ele acha o suficiente o tal motorista acha bom e depois percebe que o valor não da lucro. Ou alguém acha que uma carga perdida num blitz será o patrão que vai arcar com o prejuizo??

  14. Não vejo vantagem asim não ,sou aki de mt… pagamos pedagio eh rodovias acabadas destruídas 356.146..todas acabadas cem sinalização vertical orizontal?? Todo dia moré farios país de família… todos os dias vimos aki a PRF. Metendo a caneta. Como ce noos motorista fece mos os culpados?? Pela desgraça gue O rota do oeste nos tem causado?? E triste trabalha aki mt.eles prf fica na rodovia at 19.. já cai fora e nos abandona…estamos no maior sofrimento com ladrão.gue leva at 2 nove eixo de uma ves.. eu bucho oleo vegetal , 2 a 3 por cemana.. g rilba nada é feito.por nois.. rolbo de módulo e farol aki e muito alto..nada é feito por nós. Aki mt.. agora teremos gue parar e abandonar o carera.. por calsa da máfia da Petrobras…. gue está destruindo o transporte vai pl 8.reais ..o litro de desel..chegamos a o fim do transporte…

  15. Boa tarde , aí seria ser muito injusto com o governo atual porque na verdade isso é resultado de governos passado, corrupção desvio ,obra em outros países ,e deixando o Brasil na miséria afundado etc…,o resultado tá aí é esse. Não sou caminhoneiro, nem por isso minha profissão é menos importante que a deles, minha profissão, sou moto frete autônomo, e todos os nós como cidadão temos deveres e obrigação, contribuindo para uma sociedade mais justa. De que forma,ser menos egoísta largar de pensa interesse que só beneficia a si próprio . Porque a verdade é uma só .Kada um de nós depende um do outro, dor faxineiro ao presidente. E hoje graças a Deus nós tenhamos um homem de princípio honesto que defende a pátria a família e além de tudo temente a Deus.Portanto a longo prazo só temos a ganhar. Um abraço a todos, e que Deus abençoe cada um de nós, ilumine os olhos daqueles que estão na escuridão. Jesus abençoe a nossa nação.

  16. É muito fácil, quando expomos um ponto de vista olhado de fora, difícil é sentir na pele, enquanto passamos noites e mais noites fora de casa, os senhores redatores estão no conforto do lar, não estamos pedindo muito, só dignidade e respeito.
    Quem deve fazer pontos de parada, são as concessionárias de pedágio, que recebem para dar condições as vias, dinheiro que já pagamos no IPVA.
    Quero ver seu redator se fosse o senhor, fora de casa a 15 ou 20 dias, pega uma viagem para descarregar na sexta-feira, aí fica agarrado em uma obra, acidente ou posto fiscal, se não adiantaria o lado pra descarregar, ou iria ficar na porta da empresa o final de semana todo e só descarregar segunda-feira.
    Eu queria ver seu redator o senhor, passar aniversário na estrada, não poder estar com os filhos no dia do aniversário deles e nem poder comemorar datas festivas.
    Eu tenho certeza se fosse o senhor, os questionamentos seriam os mesmos.
    A problemática toda é, que todos querem defender só o seu lado, cada um por si, em um país que todos sofrem.

    • Passamos por tudo isso. Não tem ninguém com menos de 1 milhão de quilômetros de rodovia aqui na redação. Estamos na pista desde 1980, quando ficávamos nas filas dos orelhões com os caminhoneiros, quando não tinha nem celular. Todos tentando repor as fichas rapidamente para falar com a família. Então, não venha nos dizer o que nós conhecemos ou não de estrada. Sabemos da exploração da categoria, das dificuldades que enfrentam. Assim como conhecemos a situação dos motoristas de ônibus, dos viajantes vendedores, dos sacoleiros, dos proprietários de postos que tentam manter os empregados que são quase uma família e são cada vez mais apertados para oferecer tudo de graça, enquanto os custos aumentam. Conhecemos a realidade dos policiais que as vezes morrem atropelados quando atendem um acidente, quando não são assassinados. Perdemos inúmeros amigos na pista. Aqui não tem teórico de estrada e desse mundo. Por isso, temos condições de ver todos os lados e não apenas um deles. E acima de tudo, conhecemos a dor das vítimas de trânsito e seus familiares que sofrem com a imprudência e impunidade.

  17. Pelo 3 comentários da redação ,, que me parece que estão aliados aos postos de combustível e auto pista pedágio
    Hipocrisia é querer falar mais alto só que os que sentem na pele ,,, ,
    Nós sentimos na pele , então p mim o comentário de vocês redação ,, de nada foi produtivo .. abraço redação

  18. Me corrigi se eu estiver errado…
    A redação é a dona da razão aqui nos comentários, retruca a todos … temos um exemplo de ponto de parada muito bom por sinal …
    Fica na rodovia Ademar de Barros que liga Campinas a Mococa, internamente de graças, com chuveiros e água gelada, oferecido pela concessionária…
    Um exemplo a ser seguido….

    • De graça? Está incluído no pedágio. Você paga por ele. Além do mais, existem mais de 1.500 pontos de parada no país. Quanto a responder é uma delicadeza nossa porque poderíamos simplesmente deletar. Prestamos esse serviço realmente gratuito há décadas e ainda tem gente que vem contestar porque respondemos no nosso portal. Não somos donos da razão, somos donos do portal e você não pagou nada para usar do nosso trabalho. Não gosta do nosso trabalho, então não visite nosso site e crie o seu portal. Mas tem que ser de graça e nós vamos checar para reclamar como você faz.

  19. Acho que abuso acontece porque a polícia rodoviária federal e estadual não fiscaliza como deveria fiscalizar o por falta de mais políciais não sei dizer mais passamos pelos postos políciais na rodovia dificilmente vemos caminhões parados da impressão que os policiais estão ali só pra atender no caso de acidente e quando tem alguma informação de carga inlicita se não fiscalização por parte da polícia os donos de transportadoras fazem o querem o políciais vai atender um acidente com caminhoneiro no qual se tivessem fiscalizado não teria acontecido a polícia trabalha muito bem mais está longe do ideal para a segurança de todos

  20. Na maioria das vezes são os próprios motoristas que não cumprem, a desculpa é se adiantar para descarregar o mais rápido possível para poder carregar novamente, e assim sucessivamente; o salário é baixo, muitos nem salário tem, ganham por viagem, daí o descumprimento da lei do descanso, mas o pior é que na maioria deles, é a base de drogas, nunca vai mudar isso.

  21. Ai eu lhes pergunto, porque não faz um protesto igual fizeram pra tira Dilma e colocar o Michel Temer no poder? Porque ninguém mais reclalama que o Diesel ta mais caro que a gasolina? Porque não tem mais manifestação que o frete ta barato, que o os motoristas esta o pagando pra trabalhar? Perguntar não ofende

  22. Um ato bom e bacana no meu ver sou caminhoneiro e filho de caminhoneiro então tô no ramo a 15 anos e 10 com meu caminhão pq tenho 30 anos.esse negócio q não tem parada e conversa fiada e outra quem não tem dinheiro pra pagar 20 ou 30 reais pq isso tirarmos nos fretes.entao parabenizo mais só por esse ato pq o resto do a misericórdia de DEUS pq policiais são abusados dois pneus ótimos mais de desenho diferente multar isso e safadeza uma capa de porca multar e sistema são bonecos na mãos de políticos e desculpem acho q não são abençoados por DEUS não fazem muita ruindade pra nós.abracos a todos e fiquem com DEUS.

  23. Realmente, caminhoneiro não pode querer tudo de graça (0800)
    Como falamos, mais quando foi que motorista de caminhão recebeu soldo justo pelo serviço prestado? E quando foi que algum dono de transportadora ou governo cumpriu 100% do que promete em acordos, não é senhores do Denit. Kd. as estradas com conservação, quê tem muito poucas,vergonha geral em todo país de ponta a ponta? Cada vez que caminhão quebra, quebra também o dono do caminhão, e assim por diante, kd. a fiscalização dos postos de gasolina, que rouba os motoristas de todas as maneiras na hora de abastecer, sem contar que é poucos postos que dá condições de higiene nos sanitário, pode-se contar nos dedos quantos postos tem esse cuidado, concordo plenamente em pagar pelo banho, mais cobrem pelo serviço decente, si eu for enumerar o tanto que governos, dono de postos, empresários, e PRF. Tem que melhorar vou escrever uma enciclopédia, mais tenho certeza a revolta não é só minha não. Os motoristas só estão e de saco cheio.

  24. O que já pagamos de impostos no diesel de 95 % dos caminhoneiros é pago tudo á VISTA….além de peças, alimentação…e fora as obrigações de casa, alimentação,luz,água,roupas,comidas….tudo é imposto sobre impostos ou juros sobre juros que pagamos se atrasarmos uma fatura que seja…..dinheiro não falta para as obras já serem feitas e da o que é direto ao caminhoneiro já que ele é cobrado a cumprir hora de descanso….pois com toda a roubalheira que os políticos mal intencionados deixou….e a pandemia ….os único que não parou foi os médicos e os caminhoneiros… inclusive até hoje para nós caminhoneiros a pandemia continua….por tantas exigências de um caminhoneiro entrar em uma empresa….como se só o caminhoneiro contrai doenças,toma rebite ou algo do tipo para ser cobrado tanto o toxicológico…. é tanta coisa que engloba o caminhoneiro como se ele fosse o causador de 100% de tudo nas estradas.
    E tanto pedágios nessa Rio são Paulo que era para ser um tapete….digo tapete….e ter uma polícia privada do Rio de janeiro até o final da Dutra com tantos valores pagos de pedágios tirando alguns trechos que o asfalto é remendado e fica pior que fosse um buraco….a segurança da Dutra de Pavuna no km 164 até ao km 220 em Guarulhos …só Deus e nossa senhora da Aparecida para nos guardar e guiar para concluir uma travessia com sucesso e entregar uma carga com segurança…essa sim é a minha indignação de um profissional caminhoneiro que cumpri com as suas obrigações e está pedindo ajuda para que ambas as leis sejam compridas !!
    Me chamo Eduardo.
    QRA- DUDU
    Do Rio de janeiro.
    Capital do Bang Bang
    Pronto falei !

  25. Parabéns prf, muito boa a iniciativa e é sempre bom Estar atento ao trabalho desses profissionais; que abastecem nosso país, trazendo e levando grãos e riquezas

  26. TEM UM PROBLEMA, NÃO TEMOS LUGAR PARA DESCANSAR,SE TEMOS QUE PAGAR PARA DORMIR EM 99 POR CENTO DOS POSTOS,SEM CONTAR QUE TEM POSTO QUE MESMO ABASTECENDO NÃO NOS DEIXA PERNOITA TA DIFÍCIL

  27. É um verdadeiro absurdo os preços e a quantidade de praças de pedágio na BR 116 Bahia sentido Minas e os pedágios caríssimos que tem em minas até BH por montes claros a coisa só melhora quando pegamos a Fernão Dias fora as crateras que tem no primeiro trecho da BR 116 em minas tem buraco com um metro de profundidade

  28. Quem faz esse tipo de reportagem realmente não sabe da situação dos caminhoneiros. PRF só multa autônomo, nunca uma empresa grande. Só prende os pequenos. Rodovias precárias. Sem segurança. Caminhoneiro não pede esmola, ao contrário do restante que tenta de todo jeito tirar o nosso dinheiro. Todas as leis são para ferrar o caminhoneiro. PRF tudo corruptos. Políticos roubando o país. E o caminhoneiro é o errado.

  29. Só quem viaja com veículos de tránspotes que sabe da realidade. Pois diárias mal da para se alimentar e ter de pagar diárias em postos para dormir. E os pedágios com a grana que ganham não seria de obrigação deles terem esses pontos de paradas e apoio. E também não só para caminhoneiros pois tem muitos representantes que viajam em veículos que também merecem respeito
    Mas que isso só vai melhorar ou acontecer sabem quando.Quando o saci cruzar as pernas infelizmente.

  30. Olha parei em um posto na BR 050 me pediram 30 reais sem estrutura nenhuma os outros posto todos lotados no acostamento tem multa aff esse e o Brasil deveria multar os donos das cargas

  31. Nao tem nada a haver com postos. Nada disso. Pelo que se paga de pedágio ou de impostos deveria ter direito a patio banheiro enfim….. Mas como o Brasil e um pais de aproveitadores que só se pensa em beneficio próprios. Ai vem um cara igual a você que depende de caminhão pra ir no banheiro.

    • Na questão de jornada de trabalho do motorista existe umas séries de problema quando se trata de pernoite,eu já cheguei em posto p/ pernoitar nem pagando não aceitaram,só se abastecer, a gente quando sai a viajar já saí com os tanques cheio, e não tem necessidade de ficar abastecendo de pingo em pingo, o gasto pode ser maior e o prejú também.

  32. É a classe mais fácil de se perseguir. Só porquê é uma classe muito desunida em vários aspectos… Só tem punição, e nenhum projeto de como pode melhorar ou facilitar a vida dessa classe. Tem mais caminhoneiros fugindo de blitz do quê os próprios bandidos

  33. Paramos aonde pra descansar justiça, esse semana parei pra descansar min roubaram min lanterna da última careta aí fica apegunta Sr ministro da justiça cadê apoio q vc os governantes desse país nós da q só sabe cobra e nada faz pra nossa categoria.ate aonde eu sei pra cobra tem q fazer alguma coisa pra nois !!!!!!!!!!!

  34. TUDO ISSO SI RESUME NO VALOR DOS FRETES
    POR EXEMPLO EU TENHO 2 CARRETAS E ESTÃO PARADAS E COLOQUEI A VENDA.
    POIS O VALOR DOS FRETES NÃO COBRE AS DISPEZAS E NÃO CONSIGO PAGAR UM SALARIO DIGNO PRO MOTORISTA.

  35. Só no Brasil que não tem área para descanso de caminhoneiro em outros países tem no Chile por exemplo a cada 100 Km a uma área de descanso com banheiro e com ducha para tomar banho o problema dos pedágios é que tem muitos políticos por trás aí o pedágio tem que pagar a eles e deixa de investir para os usuários

  36. Exames toxicológicos deveriam ser cobrado na categoria B também porque só na é?
    Também pela conta do frete baixo se você tem uma prestação para pagar de 5.000 de um caminhão você tem que rodar para no final do mês até aquela parcela em mãos por isso quanto mais frete mais dinheiro entra então quer dizer quanto mais você rodar melhor é para você poder pagar as parcelas do seu caminhão se o frete fosse bom você Não adiantaria não rodaria tanto como nós autônomos tem que rodar as empresas recebe o frete total os autônomos não recebe todos os fretes pela metade Que vergonha o nosso Brasil.

  37. Os donos de trasportadora estão pouco se lixando com tudo isso a ex. Fiscalização pedágio oleo diesel a 15 reais a prova disso são caminhões cada vês mais modernos e caríssimo rodando ao monte a corda tá fraca e para os que compraram um caminhão com até dez anos de uso que mal tá fazendo para pagar o óleo esses estão lascado mais a meta desse sistema a acabar com eles no peso do preço só a maioria,ainda não entendeu que o país tá tomado e não ven dizer que é de agora ou de 10 15 anos para e desde que começou a tal globalização e lucrar sempre custe o que custar à escravizar e tomar tudo que for possível do cidadão a verdade disso é se tivesem preocupado com a segurança dos usuário das rodovias não tinha essas estradas mal cuidadas e mal projetadas e pior desatualizadas para os padrões de caminhões que está rorando hoje no pais

  38. Falta fiscalização pois foi aprovado um descanso
    obrigatorio á todos motorista de cargas apartir das 6 hrs de sábado a domingos às 14hrs em todos BRs…..Só que não finalizam..Se observarem…entre sábado e segunda-feira é o maior índice de acidentes com caminhões nas BRs…do País.

  39. Cadê o sindicato?
    Ele tem grana e poder político pra negociar.
    Esse pessoal só quer aparecer pra depois candidatar a cargo político. Acorda caminhoneiros.

  40. Gostaria de fazer uma pergunta quantas horas de descanso é para retorno da jornada de trabalho para Motorista, sendo que as empresas não cumpri e quando acontece acidente nois motorista que somos penalizados…pq as autoridades não vee essa situação com as empresas que obriga nois fazer esse serviço, lembrando que nos precisamos do emprego…

  41. Pra exigir quê o caminheiro descanse é facil mais eles sabem que muitos postos cobram pra estacionar.não sou contra o descanso tem que descansar mesmo mais teria que o governo federal fazer áreas de descanso porquê as multas vão pra eles assim eu apoiava.mais ainda à eles multarem.

    • Você trabalha de graça? Então, por que acha que os donos de pontos de parada tem que oferecer pernoite de graça? O governo federal, os estaduais e municipais teriam que oferecer atendimento digno de saúde aos brasileiros mas não oferece. Esgotos em todas as residências mas não tem. Agora, você vai ficar esperando que construam áreas de descanso nas rodovias federais, estaduais? Pode sentar na beira da estrada e chorar com sua própria ilusão.

  42. Muito bonito a redação falar que o motorista quer tudo de craça.A área de descanso tá no estatuto do Demite é só ler.E ninguém cumpre por quê?

    • Mostre onde está escrito que ponto de parada deve permitir pernoite gratuito e oferecer toda estrutura de graça? Em segundo lugar, da malha rodoviária pavimentada nacional apenas 1/3 é federal, portanto, encontre também onde diz isso na legislação do estados.

  43. Coloca a PRF pra transportar as cargas. Pois pagando ou não pagando tem local para todos pararem não e quem é comissionario não tem condições de trabalhar 8 hrs por dia não , motorista sai de casa deixa a família e sai pro mundo é pra ganhar dinheiro e levar pra casa . sai a Passeio de férias não

    • Exatamente por isso o valor do frete é baixo. Muitos caminhoneiros e transportadores aceitam trabalhar abaixo até do custo.

      • Ainda mais que a fiscalização da tabela de frete está proibida pela diretoria da ANTT (Informação pública do plano anual de fiscalização).

  44. Vejo uma lei pública mas, sem suporte estatal. Os espaços dos postos de combustíveis são privados. São uma cortesia aos clientes assim como os estacionamentos dos supermercados.
    E aí? Como fazer?

  45. No dia que o salario do motorista dobrar o valor ai sim vamos poder cumprir as normas da lei mas primeiro o governo tem que nos oferecer local de descanso

  46. É complicado qdo alguém fora d ramo e fora da realidade vem dar um palpite que faz graça p quem está no ramo.Falar sentado em uma cadeira d escritório é facil difícil é pagar quase R$ 1000.00 d pedágio p sair d triângulo mineiro a são Paulo e achar q não podemos exigir podemos sim e sobre diárias e salários etc é totalmente diferente o q pagam da lei exigida se vc q fez a redação deveria saber e sobre a PRF a única coisa q ela serve p caminhoneiro é fazer multa e nos tratar como marginais q os marginais mesmos eles tratam d Sr. É com pessoas como vcs q a mídia conseguiu colocar na cabeça q motorista é marginal pq sabem q a única classe q para um país é a nossa e assim em uma greve a população não apoiariam a gente é só raciocinar

    • Única classe que para um país? Imagine se todos os postos de rodovia não comprassem diesel por dois dias, onde os caminhoneiros iriam entrar para abastecer com suas carretas?

    • parabens irmão; concordo contigo, ja fui motorista meu padrasto tambem era, tenho caminhão, e sei bem oque esta dizendo, infelizmente o négocio é abandonar mesmo, não dá mais pois todos os seguimentos que dependem do caminhão são meros exploradores e apenas e apenas no final de toda esssa cadeia vem o motorista que em meu ver é o unico tubarão mas que infelizmente está morrendo a mingua sendo sugado por todos os parasitas que ai estão, sou policial também e não concordo com o tratamento que dão aos motoristas tratando os como bandidos , enquanto os verdadeiros são mais um tipo de parasita, infelizmente meu caro isso só pode ser combatido com um remédio bem amargo, ou iremos da uti pra côva rasa..Grande abraço e meu respeito..

  47. Olá bom dia ! A todos a meu ver nós caminhoneiros deveríamos obedecer o que reza a CTPS ,uma vez que todos trabalhadores tem seus horarios’ então porque nós caminhoneiros não obedecemos essa regra! Na minha opinião deveríamos trabalhar de acordo com o que exige a leis trabalhista” começar as 8;hs da manhã e cumprir o intervalo de 2 horas de almoço e pararmos as 17,30 hs quando no máximo as 18 hs ,assim reza a lei; simples assim”

  48. As cobranças quanto a isso e grande,mas onde podemos parar? E proibido parar nas bases de apoio das concessionárias,nas bases da polícia nas praças de pedágios que são muitas,nos postos de gasolina se não abastecer não pode parar pra dormir,e fácil essa mfa da PRF cobrar e multar mas fazer algo pra nós apoiar e difícil,e muito provalecimento em cima de uma classe sofrida explorada.

  49. Nosso pais e uma vergonha so sabe cobra mas ajudar aos cuitados que passa 30 a 50 dias na estrada so sabem punir so que lembrando tudo que você usa vem do transporte gostaria de ver como iria ser sem essa classe

  50. Essa pessoa que respondeu em nome da redação deve ser algum empresário e não conhecer nada das estradas e nem dá profissão então que a pessoa reflita porque tudo que se chega em sua casa ou nas paradas ou até mesmo nos postos de combustíveis é transportado pelo caminhoneiro, então ninguém está pedindo nada de graça para os donos de postos nem refeição nem banho,mas as concessionárias das rodovias não colaboram com nada a polícia rodoviária também não e resumindo nenhuma autoridade está nem aí para os caminhoneiros ( mais em 2018 todos sentiram falta desses heróis da estrada) vale lembrar que outros países ricos e que dão valor ao profissional da estrada estão sofrendo com a falta de profissionais , logo logo o Brasil vai estar sofrendo muito também porque muitos já estão abandonando a profissão, quem escreveu a resposta da redação reflita sobre o que falou…
    Uma observação:o Brasil é o único país que o caminhoneiro não tem direito a nada nem de ir e vir, só pode ir quando a polícia quer e vir quando eles também querem,o trânsito em todo país está reservado para quem está passeando e quem está trabalhando não tem direito a nada um exemplo a ECOVIAS em São Paulo finais de semana feriados prolongados fazem operação descida para que todos que vão passear desçam rápido e cheguem as cidades do litoral para se divertirem enquanto na semana toda o caminhoneiro enfrenta um longo tempo para chegarem ao porto porque polícia rodoviária e concessionária deixam não é uma pista da Anchieta e sim uma faixa só para os caminhões um percurso de 15 quilômetros que dá tranquilamente para fazer em segurança em 15 minutos gastamos de uma hora as vezes até quatro horas para percorrer…

    • Nós defendemos a classe dos caminhoneiros desde 1993 com a então revista das estradas. Brigamos no Congresso para que tivessem uma lei de descanso. Conhecemos a realidade das rodovias e na nossa redação não tem ninguém com menos de 1 milhão de kms rodados em todo tipo de veículo. Muitas das suas observações são verdadeiras mas muitos estão sim querendo que os pontos de parada de rodovia ofereçam tudo de graça. Esquecem que todos tem que viver e que na pandemia e até na paralisação dos caminhoneiros em 2018, não fossem os pontos de parada não teriam onde parar, dormir, comer, tomar banho. Quanto a essa alegação de que tudo que chega na casa das pessoas nos postos é transportado por caminhão, é uma conversa que ninguém mais aguenta. Caso quem trabalha no campo não plante o que o caminhoneiro vai transportar? Quando uma indústria fecha o que os caminhoneiros que transportavam os produtos por ela fabricada vão transportar? Todos são importantes na economia de um país. Experimente ficar uma semana com todos os lixeiros parados, hospitais fechados, sinais de trânsito desligados, produção de energia cortada para ver isso. Imagine o caminhoneiro sem acesso a internet e telefone por uma semana? É fácil jogar a responsabilidade nos outros. Difícil é assumir que são os caminhoneiros e transportadores que aceitam trabalhar em qualquer condição que colaboram para essa exploração do setor. Quem não consegue limpar a própria casa não pode exigir que os outros o façam. Quem desrespeita a tabela de frete são, em primeiro lugar, caminhoneiros e transportadores. O dia que os caminhoneiros não aceitarem trabalhar mais horas do que a lei prevê, não andarem em excesso de velocidade para ganhar uma comissão criminosa, não tolerarem excesso de peso, aí sim a situação vai mudar.

      • Seremos sempre contra quem coloca vidas em risco sob qualquer argumento. Portanto, os caminhoneiros que não aceitam dirigir mais horas do que a legislação permite, contam com nosso respeito e admiração. É o exemplo a ser seguido por todos. Porque quem anda direito sofre a concorrência de quem anda errado. Quem não aceita ser explorado perde o frete para quem viaja sob efeito de drogas ou anda acima do limite de velocidade. Portanto, nós estamos do lado de quem anda certo. Para o errado a lei, seja caminhoneiro, motociclista, motorista de automóvel, pedestre, ciclista, etc…

  51. Esse governo tá nem aí pra caminhoneiro.
    Caminhoneiro em dia de eleição tá viajando e só justifica voto.
    Qual político vai fazer nada por uma classe dessas?

    • Essa é uma grande verdade. Com a tecnologia que existe atualmente não há porque o motorista ter que estar no domicílio eleitoral para votar. Deveria poder fazer isso em qualquer posto da rodovia, assim como vota nas escolas e prédios públicos e privados na sua cidade.

  52. Tão cobrando o que querem e não querem arcar com nada Bando de cupins

  53. Amigo não queremos nada de graça, aliás o pedágio é gratuito ?
    Já pagamos IPVA e pedágio vc quer que a gente pague pra parar e dormir ?
    Abastecer temos que abastecer o caminhão não roda sem diesel , só que não dá pra abastecer a cada km né , se não tem a estrutura que o governo prometeu, então não obrigue a gente a parar pra descansar , pare quem quiser !!!

    • Durante o dia não existe nenhuma dificuldade de parar, nem falta de estacionamento nas rodovias. Pernoitar é outra história. Portanto, abastecer depois de mais de 10 horas de direção é absolutamente normal e , quem abastece nos postos normalmente não encontra nenhuma dificuldade de local para pernoite. Poderiam existir mais estruturas boas mas sem receita para quem investe nelas não tem como. Todos os brasileiros pagam impostos diretos/indiretos, nem por isso tem escolas decentes, vagas nos hospitais, esgoto em todas as casas. Portanto, essa é a realidade do país. Agora, o motorista profissional que transporta dezenas de toneladas não pode dizer, em lugar nenhum do mundo, que só descansa caso ele queira. Há mais de 50 anos que existem regulamentos que exigem esse descanso. Seja para preservar os direitos de quem trabalha, assim como as segurança dos demais que compartilham a rodovia. Não para quem quiser. Quem acha que pode dirigir sem o descanso obrigatório assume o risco de morrer e acima de tudo de matar. Não tem o direito de colocar a vida dos outros em risco, quanto mais com veículos pesados.

  54. O que eu vejo é total prioridade para carros de passeio tanto nós pedágios quanto em postos,nas paradas de atendimento ao usuário, na maioria não tem estacionamento para caminhões nem pra pegar uma água ou usar o banheiro,e postos não dão nada de graça não pois o lucro nos combustíveis é alto, postos gananciosos é que não apoiam o caminhoneiro, burros são motoristas que abastecem em tais postos, recomendo rede sim

  55. Sou motorista autônomo, e digo… Que maravilha, aplausos a PRF pelo belíssimo trabalho feito, álcool e drogas ilícitas devem ser combatidas, assim como a lei do descanso e pernoite, fica um contraponto ; falta infraestrutura para nós motoristas rodoviários e pontos de paradas, estamos enfrentando problemas em postos que em alguns casos não deixam pernoitar no páteo se não formos clientes, outra coisa, PORQUÊ A ANTT NÃO FISCALIZA COM ESSE MESMO RIGOR A TABELA DE FRETE? SOMOS EXPLORADOS COM ESSES FRETES DE RETORNO E NINGUÉM FAZ NADA???? Como disse, na minha opinião a fiscalização da PRF se faz necessário, porém a contrapartida já passou da hora em existir… Fica aqui a fala de um caminhoneiro autônomo indignado com a situação…..

    • Parei na balança e o fiscal me mostrou que está proibida fiscalização da tabela de frete fora das balanças, desde que o advogado da CNT virou diretor da ANTT.
      A proibição está publicada no plano anual de fiscalização.

  56. Só q a manchete diz que é ” exploração dos motoristas” , não exploramos ninguém poderia a manchete ser “exploração aos motoristas “,qto ao redator dizer que queremos algo de graça ,eu nunca pedi nada de graça ,só que se fazem leis pra ter descanso ,que façam pontos de descanso e não pontos de exploração,o Sr editor deveria pegar um caminhão de dar uma viagem pra sentir isso ao vivo.na editoria por fotos ele não vê nada , é só uma foto,que façam fiscalização periódica no Brasil todo ,mas infelizmente a PRF nunca para ,pra orientar ,só pra multar ou para extorquir nosso pouco dinheiro,tanto q dificilmente param caminhão com logotipo de empresa, esses motoristas andam sempre com pouco dinheiro e eles pra nos extorquirem querem dinheiro vivo , não aceitam PIX ,simples ,mas verdadeiro

  57. Lote de desgraça essa PRF perseguição, oprimidores sem coração atrasalado

  58. Redação, com todo respeito, vc alguma vez passou perto ou dirigiu um caminhão?
    Então não de opinião sobre um assunto ao qual não tem conhecimento.

    • Escolha o veículo e a rodovia que os que trabalham aqui conhecem todos e dirigem qualquer um. Agora, senta numa redação e escreva todos os dias defendendo a aplicação das leis, o respeito a vida e veja como é a realidade dos veículos de comunicação. Aliás, você está aqui e nada pagou. O portal existe há mais de 20 anos e nunca aceitou publicidade do governo. Aliás, mantemos o Estradas.com.br em respeito as vítimas de trânsito, já que fazemos parte de entidade de vítimas. Portanto, sequer pode reclamar do nosso trabalho. Vá buscar informação em outros veículos que fecham o conteúdo e cobram assinatura.

  59. Radiação
    Faça assim não vamos entrar em detalhes.
    Espera o papai Noel trazer as coisas pra vc .
    Quem sabe ele vindo de trenó fica mais barato e rápido

    • Papai Noel só vai trazer alguma coisa caso os duendes produzam. Você acha que se o produtor rural deixar de produzir o caminhoneiro vai transportar o que? Quando uma indústria fecha que produtos o caminhoneiro irá transportar? Aliás, sem fabricação de caminhões, peças e pneus, você terá que ficar em casa esperando o Papai Noel trazer e de trenó, porque de caminhão não será.

  60. A abordagem da PRF está corretíssima estão de parabéns mas será que só o caminhoneiro leva a palavra PROFISSONAL e os demais não são em suas áreas ou seja eu só motorista profissional e não posso usar nenhum tipo de droga. Mas o médico quem me garante que não está na mesa de cirurgia drogado, o frentista de posto, o bancário, o agente de trânsito, o policial federal e posso dizer até vcs mesmo. Não somos todos profissionais em nossas profissões todos temos direitos e deveres em nossos ramos e daí pq nós somos loucos e provocamos acidentes
    Se tiverem e puderem peguem a estrada rodem 10 dias Brasil a fora e verão de onde vem as imprudências maiores

  61. Bom dia
    Para a redação eu digo que não quero transferir o problema a seu ninguém. Mas vamos lá então tráfego neste Brasil a 29 anos e infelizmente não temos reconhecimento e nem respeito onde paramos “sei bem que devido a alguns colegas lógico” mas bem, onde chega está sempre lotado e infelizmente hoje tudo é pago, bom não vêem ao caso os valores agora temos direito sim a diária e os demais benefícios mas lhe pergunto a sua felicidade está no que faz? A minha está e tenho orgulho de ser então antes de falar em diárias se coloque no nosso lugar e venha fazer oque fazemos com o tanto que nos digo nos caminhoneiros somos sugados por uma corja de transportadoras que por sua vez cobram o frete tabela e não repassam e digo mais a ANTT que deveria fiscalizar não o faz e quando faz alguns agentes se vendem e os nossos direitos nada.
    Amigo da redação vá atrás de ver se temos direito a diária depois de ir ver se recebemos oque nós condiz.
    Veja a máfia das companhias de pedágio trafegue em todas pedagiadas e me diga se é justo oque pagamos com a falta de rodovias que temos. Então vá e pesquise como sua profissão diz sempre direto no fato mas vá ao fato mesmo e não na consequência do mesmo

  62. SÓ NA SEMANA MAIO AMARELO NÃO ADIANTA TEM QUE TER FISCALIZAÇÃO SEMPRE.PARABÉNS PRF.

  63. Convido vcs do estradas.com para fazer uma viagem para ver como é vida de um caminhoneiro, vcs falam coisas que nem sabem.

    • A diferença é na nossa redação todos tem experiência de estrada e com todos os veículos. Qual a sua produzindo matérias sem receita?

  64. Sou caminhoneiro e sou contra essa lei de anda 5 horas para 30 minutos , igual a tabela de frete , antes das viagens já tenho o cálculo que vou cobrar , tempo e roteiro calculado parando 12 horas a noite e no almoço 2 horas , por favor deixe-nos trabalhar tranquilo essa lei da Dilma não resolve nada , não há estrutura para o fluxo de veículos

  65. O diesel enriquecendo um monopólio que não trabalha o camioneiro e quem paga tudo e é obrigado pelo próprio sistema e a classe camioneira termina não conseguindo cumprir as leis exigida pelos opressores

  66. Fazer leis e multar o trabalhador é fácil o difícil é executar o transportes seguindo as leis estúpida e esses relatórios da PRF é patético, com olho diesel a quase 7 reais, estradas destruída, frete baixo, equipamento caro, impostos absurdo, mão de obra inexistente e ainda aparece gente dando relevância a lei Dilma… A bancada da multa agradece esse tipo de matéria

  67. GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA:
    ONDE PODEMOS PARAR PARA DESCANSAR ???
    A ECOVIAS NOS PROÍBE DE FAZER PARADAS AO LONGO DAS ESTRADAS
    A CCR TAMBÉM NÃO NOS APOIA EM NADA, AS PARADAS SÃO MUITO POUCAS, MAS OS PEDAGIOS SÃO MUITOS E VEM CAROS.
    ENQUANTO NÃO TIVERMOS ALGUEM QUE NOS APOIE E DEFENDA VAI TER SEMPRE ESSE PROBLEMA.

    • O problema é querer transferir a responsabilidade para os outros. Quando os caminhoneiros exigirem o pagamento da diária e não abrirem mão desse dinheiro, terão condições de pagar locais seguros nas rodovias para pernoitar. Entretanto, o que mais se vê é exigirem estruturas gratuitas como se existisse almoço grátis. Chegam a atacar proprietários de postos de rodovias quando cobram por pernoite ou exigem um consumo mínimo. Como é possível construir um estacionamento para 100 carretas, gastar mais de R$ 10 milhões só nessa obra, e não ser remunerado. As paradas nunca foram poucas mas elas estão quebrando porque muita gente quer tudo de graça. Caminhoneiro não transporta de graça , portanto não pode exigir nada de graça. O governo prometeu o que não tinha condições de cumprir, os chamados Pontos de Parada e Descanso (PPDs). Pura demagogia política mas há que acredite em Papai Noel. Agora, está incluindo nos contratos de concessão, por exemplo, 03 PPDs na Dutra, com 500 vagas no total. Somente um posto da Dutra oferece mais vagas que isso. Quem vai pagar por essas obra? Resposta é simples: todos no pedágio, inclusive os caminhoneiros. E muitos ingênuos ainda vão achar que “é de graça”.

      • Seu comentário é excelente, o grande problema em nosso país, é que o povo em geral, cresceu com o pensamento de que o governo deve dar tudo e ponto final, onde alguém recebeu de graça, outro trabalhou em dobro, ponto final, mas vai explicar isso,eu sou caminhoneiro e a muito tempo mudei meu modo de trabalho e com isso minha qualidade de vida, ganhos e tudo mais, só que mudar uma cultura chega custar toda uma geração, sendo assim, uma mudança significativa em nosso povo, levará no mínimo 50 anos, enquanto isso…

        • O transporte já ultrapassou o colapso, porque além de estar pagando pra trabalhar estão perseguindo os caminhoneiros pior que bandido, exemplo o comércio vende acessórios e arrecada imposto com isso mas os guardas vem e multam por uma simples capa de roda, exame toxicológico então e só os caminhoneiros que estão usando drogas? E os veículos de passeio são tudo santo?hoje ao contrário do que falam que e o frete que está encarecendo os produtos e uma mentira, o coitado do caminhoneiro hoje usa 80% do valor do frete em diesel, o que sobra para o coitado, muitas vezes tem que andar com excesso e sem descanso na esperança de livrar um pouco mais para não passar fome e pagar suas contas, muitos caminhoneiros estão andando sem seguro e perdendo seus bens por conta do alto custo na estrada e com manutenções, Brasil pais privilégio de poucos que vivem do sangue dos mais pobres, cadê o amor ao próximo? Vejo só falta de empresas e empresários de sucesso e bilhões daqui, bilhões dali, criptomoedas e molecada na internet ganhando dinheiro sem trabalhar que geração e essa que estamos deixando para nossos filhos? Uma geração de acomodados tendo a ilusão de que não necessita trabalhar e esses políticos só falam em eleição e só isso que importa, cadê um plano de governo para o povo que está passando fome e antes que venham me questionar meu voto e sim para o Bolsonaro, porém creio que ele está mau assessorado, só pensam em ficar batendo boca com a esquerda, fica essa novelinha e estão esquecendo o mais importante o povo e a economia que está travada.

        • Nos anos 90 ninguém reclamava de falta de lugar para parar nas rodovias. A razão era simples, os caminhoneiros abasteciam nos postos. Por isso tinham acesso aos serviços gratuitos e ganham até brindes. Quando passaram a abastecer nas empresas, nos PAs (Ponto de Abatecimento) ou até receber do dono da carga ou transportador parte do valor do frete em combustível, nos tanques instalados até irregularmente nos embarcadores, os postos de rodovia foram quebrando. Hoje existem menos da metade dos pontos de parada na Dutra que existiam em 1995, no início da concessão. O mesmo fenômeno ocorre em todo país. Sem receita o posto quebra e não adianta ficar esperando que governo federal e estaduais vão construir estruturas gratuitas para os profissionais da estrada. Isso não vai ocorrer nunca.

          • Mais naquela época ninguem roubava nada de ninguém hj não pode parar em qualquer lugar pra dormir pq senão já era e roubado módulos tampas de câmbios pneus e etc …

          • Obs: Vocês falam do que não sabem.Depois dos anos noventa muitos postos foram forçados a fecharem pela ccr.nova Dutra
            Um exemplo é o posto terra boa em Guarulhos
            Não concordou com a proposta da ccr por isto teve que fechar
            Mas o japonês colocou na justiça de tirou uma bolada da nova Dutra.Nao poa a culpa em caminhoneiro

          • Nós sabemos muito bem do que falamos. Conhecemos o trecho e tinhamos contato com todos os proprietários dos postos de rodovia da Dutra. Eram 180 na época. Há casos fechados por causa dos acessos, outros que foram prejudicados pela concessionária, e centenas em todo país prejudicados pelos tanques irregulares instalados nas transportadoras. Hoje 55% das transportadoras admitem que tem tanques próprios. Basta ver o levantamento da própria CNT.

          • Naquele tempo os caminhões erao pequenos e poucos agora são em grande números a frota e muito grande e a maioria rodotres.

          • Muito sem noção e de péssima análise a sua vcs precisam pesquisar melhor e se informar melhor para fazer um relato destes. Pois o problema não e este e sim a quantidade de veículos rodando e o valor do frete uma porcaria como sempre os atravessadores levando vantagem .

      • Ola bom dia, infelizmente nós os caminhoneiros principalmente os autônomos estamos quase pagando para trabalhar, ninguém quer nada de graça apenas preços justos, por favor sem críticas se não conhece a realidade, tenho plena convicção que muitos motoristas são exemplos a não serem seguidos mais felizmente são a menoria.
        A grande maioria de 85 a 90% são responsáveis e transportão o progresso do país. Hoje se está nessa situação o motivo são políticas corruptas no passado que quebraram o país e agora estourou a bomba e infelizmente nós que pagamos com nosso dinheiro que poderíamos pagar por um estacionamento digno estão em paraísos fiscais no exterior.

        • Bom dia. Sou caminhoneiro e concordo que o posto cobre pelo estacionamento. Se você tem sua bateria ou algum pertence furtado, você pode cobrar do posto. Mas, pelo seu comentário, dá pra vê que você é um bolsonarista doente, que fica colocando culpa em governo e querendo ter tudo de graça. você não trabalha ou transporta de graça, por qual motivo o posto tem que te dá de graça?

        • Bom dia!
          Na verdade estamos vivendo um verdadeiro colapso,as coisas foram acontecendo e fomos aceitando agora chegamos no limite do descaso,e queremos uma solução imediata, só que o sistema está corrompido…..

      • Você nao tem nem ideia. Do o de posto que nao depende de caminhão vai a falencia na beira de estrada. Os gravatinha vao ao restaurante pra come pastel e muitos vao pra sombra comer sanduiche pq falta pra gasolina ou pagar emprestimo pra ir na praia.

      • Quem se acha o suprassumo na condução da economia de uma nação mandinga hospedagem e ainda não buscam seus direitos se tem,mediante o poder público se achando um aliado e salvador das causas perdidas!!

      • Meu caro amigo gostaria muito que vc pudesse viajar para o exterior e ver como é por lá.
        Não precisa ir longe. Nosso vizinho Chile.
        Rota 5 . Cada praça de pedágio tem descanso para caminhoneiros.
        Se quiser ir mais longe vá para Alemanha onde vi uma organização extraordinária de descanso para os caminhoneiros.
        Nada disso de graça mais sim cobrado na tarifa de pedágio.

        • Na Alemanha é comum os caminhoneiros estacionarem até no acostamento porque o tempo de direção contínua venceu. Caso aplicassem as multas no Brasil porque as pessoas não cumprem o tempo de direção contínua e descanso entre jornadas a situação mudaria. Além do mais, a maior parte das rodovias brasileiras sequer tem pedágio. O problema é e sempre será que o caminhoneiro não recebe uma diária para pagar pelos serviços que necessita. Sem contar a concorrência desleal dentro da própria categoria que contribui para baixar o frete. Por exemplo, quem usa drogas justifica dizendo que precisa aguentar a viagem mas tira frete de quem não aceita trabalhar nessas condições.

    • Verdade e também sem contar que postos de combustível não deixa parar sem que haja um abastecimento ou consumo por parte dos caminhoneiros além dos preços abusivo e péssima instalação de banheiro chuveiros pagos a parte etc

      • É impressionante como as pessoas querem melhor remuneração pelo frete, o que é justo, e que o serviço dos outros, no caso donos dos postos seja de graça. Onde a instalação for ruim simplesmente não precisa parar. Onde é boa, pague, assim como qualquer serviço.

        • Muito bom sou caminhoneiro e só paro em postos com boas instalações não me incomodo de pagar pelo banho mas quero um ótimo banheiro ou não paro mais.

        • Aí está um grande problema, pague pelo serviço para ter um serviço de qualidade . E como ficam as rodovias pedagiadas com estradas ruins ? Br 040, 381 , 262, 153 entre outras ? Parar o caminhoneiro e exigir caminhões em boas condições é fácil né !

    • Temos que twr mais fiscalização comi esta existe um número muito grande de profissionais que são obrigados a trabalhar fora de horário precisamos também de um salário piso para a categoria isso resolveria muito essa situação mas ninguém olha para a categoria inclusive esse governo que aí está

    • Cada um é a mudança. C quiser mudar. Basta parar. As contas e penalidade são criação do sistema. Para q carregue a cruz d muitos q não fazem nada pra somar. A elite escraviza o trabalhador por q o trabalhador c permiti ser escravizado. Está tudo errado e cada um é a mudança. Mas não existe luta sem sacrifício.

    • Comento após ter lido todos os comentários aqui postados. O que falta no Brasil é mais ferrovia. Absurdo transportar cargas em caminhão por distâncias continentais. Caminhão é modal de carga para pequena e média distância. Longa distância é sobre trilho ou via marítima. Mais cabotagem e trem, é a lógica.

Comentários encerrados