Juazeiro do Norte. Uma operação da coordenação de Trânsito e Transporte do Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes (Dert) resultou na retenção, durante o dia de ontem, de 11 topiques, no Cariri. A fiscalização gerou revolta dos topiqueiros, que se solidarizam com os que se encontravam entre Crato e Juazeiro do Norte retidos. Os motoristas ameaçavam impedir a passagem de veículos com barricadas em protesto a iniciativa do Dert de fiscalizar na área. Cerca de 50 topiqueiros estiveram no local reivindicando a liberação dos veículos. Mas, por volta do meio-dia de ontem, o Estado mandou liberar os carros.
Os agentes do Dert iniciaram a fiscalização às 6 horas, pegando os motoristas de surpresa. Vários passageiros foram surpreendidos em pleno horário de deslocamento para o trabalho. Duas empresas circulam regularmente entre os municípios e no momento se encontravam com lotação, gerando constrangimento dos usuários. Os 11 condutores das topiques apreendidas tiveram os documentos e chaves dos veículos retidos pelos agentes do Dert.
Tem aumentado consideravelmente no Cariri o número de vans circulando entre Crato, Juazeiro e Barbalha, conhecido como triângulo “Crajubar”. As empresas permissionárias das linhas tiveram que reduzir as tarifas de R$ 1,00 para R$ 0,80 para concorrer com o transporte alternativo.
Segundo o presidente da Cooperativa dos Transportes Alternativos (Crajua), Sebastião Júnior, cerca de 150 transportes alternativos circulam entre as três cidades. Há nove meses criada com o objetivo de fortalecer o movimento pela legalização da atividade, ele afirma ter ficado surpreso com a ação. “Estamos em negociação com o governo para que essa atividade seja legalizada”, diz Júnior.
Ele ressalta que a questão vem sendo debatida em fóruns realizados com topiqueiros de todo o Estado. Resta agora em Fortaleza. O resultado dessas discussões será um documento de reivindicações a ser entregue ao Estado solicitando a legalização dos alternativos no Interior do Ceará. Recentemente o fórum foi realizado com motoristas, em Juazeiro.
Operação
O supervisor de Trânsito do Dert, Hilberto Lemos, veio da Capital ao Cariri para coordenar a operação. Uma das maiores festas do Interior do Estado está sendo iniciada próximo dia 15, a Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), gerando grande fluxo de veículos entre as cidades da região. Todos os anos, durante o período, é intensificada a fiscalização. A autorização do Departamento, conforme o supervisor, foi apreender os veículos que estão fazendo o transporte clandestino de passageiros.
Somente entre os municípios de Crato e Juazeiro do Norte fazem o transporte alternativo mais de 50 topiques. Os veículos, embora organizados em cooperativa, não têm ainda autorização do Dert para circularem entre as cidades. “Temos que cumprir a determinação até que venha segunda ordem”, diz o supervisor.