A orientação e fiscalização dos usuários do trânsito neste final de ano será reforçada pelo uso de equipamentos que irão garantir maior segurança na verificação do índice de alcoolemia dos condutores de veículos. Para tanto, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) disponibilizará etilômetros para as equipes que realizarão as Blitzen nos principais pontos de entrada e saída de Teresina e outras cidades com grande circulação de veículos e pessoas nestas festividades.

O etilômetro é o equipamento que mede a quantidade de vapor de álcool existente no ar expelido pelos pulmões, em função da quantidade ingerida por uma pessoa.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) considera que uma pessoa está impossibilitada de dirigir quando o seu nível de teor alcoólico for igual ou superior a 0,10 mg/L.

O diretor-geral do Detran-PI, Jesus Rodrigues Alves, informou que os aparelhos a serem usados na fiscalização das Blitzen a partir das festas deste final de ano foram uma doação da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização (FENASEG).

Amanhã (12), às 10h, Jesus Rodrigues, fará a entrega de 02 equipamentos ao coordenador da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran), Major Rodrigues. Um outro etilômetro será disponibilizado ao Batalhão da Polícia Rodoviária Federal (BPRE).

Além destes equipamentos, o Detran-PI já providenciou a aquisição de outros 50 aparelhos com o mesmo fim de utilização nas abordagens aos condutores. Os equipamentos estão em fase de aferição, procedimento em que são avaliados pelo INMETRO para verificar se estão de acordo com as especificações determinadas por lei.

Jesus Rodrigues informou ainda que para as ações de educação e orientação aos condutores serão disponibilizados 10 mil etilômetros descartáveis, que serão utilizados nas abordagens educativas realizadas pelas equipes do Projeto Anjo da Guarda e nos pré-testes das Blitzen.