São Paulo – A Ford, em parceria com a Prefeitura de Taubaté e com a Organização Não-Governamental suíça, GRSP (Global Road Safety Partnership – em português, Parceria Global para a Segurança no Trânsito), firma hoje, dia 18, um acordo para a implantação de ações que visam reduzir o número de acidentes de trânsito em Taubaté. A parceria prevê modificações específicas nas áreas de engenharia, fiscalização e sinalização de trânsito, além de projetos para educação de condutores e pedestres.
Parceira mundial da GRSP, a montadora indicou a cidade de Taubaté, local em que está localizada sua fábrica de motores e transmissões, para sediar o convênio. Isso porque, dentro de sua Política de Responsabilidade Social, a Ford prioriza as cidades onde possui instalações para desenvolver projetos de cidadania. “Acreditamos que os programas para educação no trânsito podem ajudar os motoristas a desenvolverem um comportamento seguro enquanto dirigem, reduzindo os números de acidentes e garantindo um cenário sustentável, ao longo prazo”, afirma Adriane Rocha, gerente de Responsabilidade Social da Ford.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a estimativa é de que ocorram, no Brasil, de 35 a 40 mil mortes por ano em acidentes nas rodovias e estradas. Segundo a última estatística feita pelo órgão, em 2005, 26.409 pessoas morreram e quase 515 mil ficaram feridas. Uma triste estatística que a Ford se preocupa em reverter.
GRSP
A ONG atua há oito anos, em países em desenvolvimento, contribuindo para a concepção e execução de programas que promovam maior segurança no trânsito.
Foi criada em 1999, na Suíça, por iniciativa conjunta entre o Banco Mundial, a Cruz Vermelha e um dos departamentos de desenvolvimento do Reino Unido. Atualmente, a sede da GRSP se localiza em Genebra.
O conselheiro da entidade para a América Latina, José Cardita, acompanhado pela gerente de Responsabilidade Social da Ford, foi quem apresentou o projeto ao diretor do departamento de trânsito da cidade de Taubaté, Monteclaro César Jr.. Amanhã, todos estarão presentes para a assinatura do termo de parceria, juntamente com o prefeito de Taubaté, Roberto Peixoto.
A primeira ação, após o fechamento do acordo, será criar um banco de dados com informações relevantes sobre o trânsito de Taubaté. Juntamente com a Polícia Militar, a ONG levantará os números de mortos e feridos em acidentes de trânsito para que se definam as estratégias mais adequadas de atuação na região.
O programa também envolve parceiras com os departamentos de educação e saúde do município e conta com a participação da população. Desde a sua criação, a GRSP tem atuado ao lado de importantes empresas, como Briedgstone, General Motors, Daimler Chrysler, Renault SAS, Michelin, Toyota, entre outras, e já está desenvovendo ações em 19 cidades brasileiras.