Os órgãos de trânsito, segurança e operacionais de Foz do Iguaçu se reuniram, nesta semana, na sede do Foztrans (Instituto de Trânsito de Foz), para discutir estratégias que inibam os acidentes de trânsito, especialmente os atropelamentos registrados na cidade.

Dirigentes da Guarda Municipal, Foztrans, Secretaria Municipal de Obras, Polícia Militar e Siate analisaram as estatísticas de acidentes e locais onde se registra a maior incidência de casos. Como resultado inicial, uma grande campanha de conscientização para orientar motoristas e pedestres sobre o comportamento adequado no trânsito em vias municipais de Foz.

Os trabalhos iniciaram ontem pela manhã na região da Vila Portes, onde agentes dos órgãos de segurança e de trânsito realizaram uma blitz relâmpago para verificar principalmente a situação dos motociclistas (o número de acidentes que envolvem motociclistas é alarmante) que circulam pela área. A campanha será contínua em todo o município, em locais onde as estatísticas demonstrarem maior risco aos motoristas e pedestres.

As áreas situadas próximas às escolas e colégios também serão atingidas pelo grupo de profissionais com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a postura no trânsito. Além disso, estão previstas palestras educativas e reuniões com os estudantes, pais e professores. Também será distribuído material informativo.

Segundo Ali Safadi, diretor de Trânsito e Sistema Viário do Foztrans, a maior parte destes acidentes vem ocorrendo basicamente por quatro fatores: imprudência, imperícia e desatenção dos motoristas e também pela falta de atenção dos pedestres. Essa última responsabilidade representa, conforme Safadi, a menor parte das estatísticas.

Uma grande parte destes acidentes tem ocorrido em estradas e áreas de jurisdição federal, tais como BR 277, Rodovia 469 (Avenida das Cataratas), região da Ponte da Amizade e Avenida Tancredo Neves, que leva ao portão de entrada à usina de Itaipu. Esses locais fogem da competência municipal. Mesmo assim, a campanha poderá atingir motoristas e pedestres que utilizam essas áreas também.

Os trabalhos terão como foco ainda inibir através de operações contínuas dois fatores considerados importantes para reduzir os índices de acidentes.

As principais causas da imprudência que resultam em acidentes são: excesso de velocidade, desrespeito a sinalização, condutores sem habilitação e a embriagues ao volante, “Esses são fatores que sempre lideram as estatísticas e colocam motoristas, passageiros e pedestres em risco permanente. Nosso objetivo é alertar para este perigo em específico”, frisou diretor do Foztrans, Ali.

Calçadas – Além das campanhas educativas para pedestres e motoristas, a prefeitura, através da Secretaria de Obras, irá mapear as principais vias próximas de escolas que ainda não são servidas por calçadas. “A construção de calçadas nestes trechos foi definida como prioridade pelo prefeito”, afirmou o secretário de Obras, Ruberlei Santiago.