Após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), afirmou que as obras de reconstrução das estradas devem ficar prontas em um mês, evitando prejuízos ao turismo. “Até o final de dezembro teremos desobstruído e recuperado as estradas danificadas, para permitir o tráfego normal. Vamos reconstruir o leito através de desvios de emergência”, explicou o governador.

As chuvas fortes danificaram várias rodovias. Houve deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Nesta quinta-feira, sete estradas estaduais e três federais ainda apresentavam trechos interditados.

Segundo Silveira, é importante garantir que as obras estejam prontas até janeiro. “Estamos trabalhando nisso desde já para receber todos aqueles que procuram Santa Catarina, para gerar emprego e renda para nossa gente e não termos desaquecimento da economia”, declarou.

No encontro com o presidente no Palácio do Planalto, o governador também pediu que fosse estudada a possibilidade de criação de uma linha de crédito emergencial para as vítimas das enchentes. O governo federal já destinou 1,6 bilhão de reais, por meio de medida provisória, para ajudar todos os atingidos pelas chuvas.